3 aplicações para uma maquete eletrônica

Você já ouviu falar sobre maquete eletrônica? Este é um recurso que vem sendo cada vez mais adotado por profissionais da construção civil que desejam se diferenciar no mercado e entregar excelência aos seus clientes. A escolha pelo lugar onde se vai morar hoje em dia está muito atrelada a uma opção por melhor qualidade de vida e, consequentemente, por morar perto do trabalho. Isso porque, dessa forma, as pessoas perdem menos tempo de deslocamento e ganham em possibilidades de investir suas horas não trabalhadas do dia em si mesmas e em suas famílias.

No entanto, o consumidor está mais preparado a cada dia, e quando dizemos “preparado”, estamos nos referindo a bem informado e empoderado. Não é mais somente a chamada “lábia” de um vendedor que irá fazer com que o novo consumidor faça a compra. Por mais que você tenha um imóvel que possa parecer o mais adequado de todos para determinado cliente, uma série de fatores estão envolvidos no processo de tomada de decisão do consumidor, e um dos mais importantes é o posicionamento da marca no relacionamento com o cliente.

Então, aliando tecnologia, qualificação profissional e relacionamento, você irá conquistar todos os clientes que deseja para a sua carteira. Para te ajudar ainda mais nessa missão, neste artigo, trazemos 3 exemplos de como o seu escritório pode fortalecer a própria marca de investir em qualidade de atendimento ao cliente com o uso de maquete eletrônica.


1. Marketing Imobiliário


Antes de partirmos para as possíveis aplicações de maquete eletrônica na sua estratégia de negócios, vamos deixar todos na mesma página sobre o que é este recurso. A maquete eletrônica se assemelha a uma fotografia, sendo, então, uma imagem estática de um ambiente interno ou externo de um imóvel. A diferença da maquete para a foto é que a primeira pode ser produzida a partir de ambientes que ainda não existem, sendo totalmente criada em softwares especializados de modelagem 3D por arquitetos ou designers de interiores com o objetivo de simular esses espaços. Maquetes eletrônicas são criadas de forma realista e detalhada, trazendo aspectos de cores, luzes, sombras, volumes e texturas dos ambientes retratados e sendo, assim, muito boas de serem utilizadas quando houver dúvidas sobre o projeto.

O principal momento em que se utiliza maquete eletrônica é durante a confecção de um projeto arquitetônico, ou seja, é quando a planta térrea do imóvel com suas dimensões já existe, está estudada e validada e o profissional precisa pensar na parte de arquitetura em si do ambiente. Que móveis colocar, de que tamanho, em que posição, quais cores utilizar na decoração, quanto espaço de circulação prever em uma casa para quatro pessoas, entre diversas outras funcionalidades em que o arquiteto precisa pensar.

Assim, com tanto tempo e recursos investidos na produção de uma maquete eletrônica, por que não aproveitá-la na sua estratégia de marketing imobiliário? Junto à sua produção de conteúdo, anexe imagens dos seus projetos já desenvolvidos, divulgue lançamentos imobiliários nas redes sociais do escritório. Se você disponibiliza um catálogo digital aos clientes, insira essas imagens na lista para que eles possam ver com muito mais realidade. Quando enviar campanhas de e-mail marketing, inclua imagens da suas maquetes no corpo do e-mail. Muitas alternativas são possíveis de aproveitamento neste contexto, basta ter criatividade e um pensamento otimizado dos processos e você terá os melhores resultados de fortalecimento da sua marca no mundo digital.


2. Lançamentos imobiliários


Eis um momento que sucede a produção do projeto, mas no qual a maquete eletrônica também é amplamente utilizada: a divulgação e promoção de lançamentos imobiliários. Isso porque, como mencionamos anteriormente, o recurso da maquete permite que um empreendimento ainda em construção, ou seja, não finalizado, possa ser apresentado aos clientes como se estivesse pronto. Além disso, a praticidade do uso de maquete eletrônica também se mostra como uma grande vantagem desta aplicação: uma imagem pode ser mostrada em qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessidade de deslocamentos pela cidade para visitar um imóvel, por exemplo.

A maquete é um recurso rico em detalhes, que transmite ao possível comprador daquele imóvel uma sensação de realidade, de estar realmente imerso no ambiente e de credibilidade no trabalho daquela empresa. Ao criar ambientes simulados nos softwares de modelagem 3D, o seu escritório terá também a possibilidade de utilizá-los em diversos momentos da sua jornada: desde a concepção do projeto, como mencionamos anteriormente, passando pela apresentação da ideia em reuniões com o cliente e encontros de negociação, até o registro em catálogos que favoreçam as suas vendas.


3. Imóveis prontos


Mais uma situação em que as maquetes eletrônicas podem ser perfeitamente aplicadas é no caso de imóveis já construídos. Diferente do caso anterior, aqui os empreendimentos já existem fisicamente, podem ser visitados e os clientes podem entrar no imóvel, se desejarem. No entanto, você já parou para pensar em quanto precisaria gastar para montar o imóvel com a melhor decoração para cada cliente que deseja visitá-lo? Sim, porque cada cliente terá o seu gosto com relação aos móveis e cores, e na maquete é possível criar uma centena de possibilidades de decoração para o mesmo imóvel sem gastar nada.

Além desses pontos, a acessibilidade da maquete eletrônica também é um diferencial da visita presencial a imóveis já construídos. Muitas vezes, a agenda de visitas fica apertada, pois é necessário conciliar os horários do corretor com os do potencial cliente, considerar o tempo de trânsito etc. Por isso, com o uso de maquetes eletrônicas, você economiza recursos financeiros, sem precisar decorar os imóveis para mostrá-los aos clientes, e tempo, dedicando suas horas ao desenvolvimento de novos projetos, aprimoramento de criações em andamento ou estudos para atualização e capacitação.


Já conhecia alguma dessas aplicações para uma maquete eletrônica? As dicas ajudaram com algumas ideias para o seu planejamento de 2020? Então siga o nosso blog porque o ano está só começando e vem muito mais coisa boa por aí.

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza