4 serviços que definem o sucesso de um empreendimento imobiliário

Como mensurar o sucesso de um empreendimento imobiliário? No setor da construção civil, a forma mais eficiente de se fazer isso é por meio dos números de vendas e contratos fechados com as construtoras, incorporadoras e imobiliárias e, para auxiliar as equipes comerciais neste momento da negociação com o cliente, diversas empresas têm aderido ao recurso tecnológico de projetos imobiliários 3D.

O mercado imobiliário já entendeu que para obter sucesso e aumento de vendas é preciso implementar novas formas de apresentação dos imóveis, agregando valor ao cliente e facilitando a sua compreensão e visibilidade acerca do que está sendo projetado. A concorrência do mercado imobiliário está cada vez maior, com o surgimento de novos escritórios e empresas, e por isso é imprescindível promover ações para se destacar. O processo de criação de um empreendimento passar por uma série de etapas, desce o recebimento do projeto arquitetônico, passando por todo planejamento com definição de cronograma das atividades a serem realizadas, até a execução de fato de cada uma delas.

Neste contexto, o uso e o domínio de softwares e demais ferramentas tecnológicas se faz essencial para otimizar os processos e potencializar os resultados finais. Para auxiliar o seu escritório, neste artigo, vamos apresentar os principais serviços oferecidos pela Sua Maquete Eletrônica, pensando em incrementar projetos arquitetônicos de forma a torná-los mais atrativos visualmente e ampliar suas chances de convencimento do cliente para formalização da venda.


# 1 Planta humanizada 2D e 3D


O primeiro recurso que queremos apresentar, dentro do que a SME oferece, é a planta humanizada 2D ou 3D. Você já deve ter ouvido falar em planta técnica, a antiga planta baixa, certo? Esse recurso costuma ser utilizado para apresentar a potenciais compradores ou investidores a disposição dos espaços de um empreendimento. No entanto, este é um desenho técnico, que apresenta apenas formas geométricas e números relacionados às dimensões das paredes, portas, janelas e cômodos. Atualmente, no entanto, nós oferecemos a opção da planta humanizada, que complementa o desenho técnico trazendo mais humanização à visualização e acrescentando ilustrações que facilitem a compreensão final.



A planta humanizada é um desenho do imóvel visto de cima, e pode ser tanto bidimensional (com os móveis e demais itens de decoração incluídos na imagem achatados), quando tridimensional, trazendo aspectos de luz, sombra e volume para o trabalho. Nós costumamos dizer que a planta humanizada é a maneira ideal de explicar um projeto arquitetônico de forma completa e didática para quem não está muito acostumado a lidar com desenhos técnicos.



# 2 Maquete eletrônica


Recurso que dá nome à nossa empresa, a maquete eletrônica consiste em uma construção tridimensional utilizada para simular lançamentos imobiliários e projetos de arquitetura. Por meio de softwares especializados, os arquitetos da SME criam em computador uma simulação do imóvel de forma prática, precisa e rápida, agregando realismo por meio de uma série de detalhes que podem ser inseridos no projeto. A maquete eletrônica é uma imagem estática que se assemelha a uma fotografia, com a diferença de que, na maior parte dos casos de uso deste recurso, o empreendimento imobiliário ainda está em construção, de forma que não seria possível fotografá-lo finalizado.



Assim como a planta humanizada, a maquete eletrônica se embasa no projeto técnico arquitetônico e, dessa forma, segue e respeita sempre todas as dimensões nele previstas. Além do realismo possibilitado pelas maquetes eletrônicas, outro grande benefício que agrega para o seu processo de vendas é a disponibilidade e acessibilidade que ela oferece, podendo ser salva em qualquer dispositivo eletrônico como um arquivo de imagem e ser apresentada a qualquer momento e de qualquer lugar.



# 3 Passeio virtual


Para incrementar ainda mais praticidade à possibilidade de oferecer ao seu cliente ou investidor uma visita remota ao empreendimento, nós temos o passeio virtual. Diferente da maquete, este recurso é semelhante a um vídeo, de modo que os ambientes são construídos virtualmente em softwares de modelagem 3D e garantem movimento ao ambiente, de modo que o cliente é conduzido pelo imóvel em uma experiência de imersão no mesmo.




O vídeo em que resulta um passeio virtual pode contar com recursos audiovisuais como trilha sonora, movimentos de câmera, cortes e edições, e a ideia é sempre valorizar os pontos mais nobres do empreendimento dando destaque a eles na forma como o vídeo é montado. Assim, é essencial que haja um roteiro prévio criado por parte dos arquitetos responsáveis pelo projeto técnico, para auxiliar assim na construção do passeio virtual. Como um último benefício desse recurso, queremos citar o fato de que é possível incluir nele personagens e objetos animados, transmitindo ainda mais a sensação de realismo ao cliente.


# 4 Tour 360


O último recurso que queremos apresentar hoje para agregar ainda mais valor aos seus projetos imobiliários e ao processo de venda dos empreendimentos é o tour 360. Esta é das tecnologias menos aplicadas hoje em dia no segmento imobiliário, o que garante ao seu escritório uma imensa vantagem competitiva caso você opte por implementá-lo. A forma de apresentação do tour 360 corresponde ao que vemos em fotos e vídeos 360º, quando o usuário consegue navegar de forma ativa pela imagem em qualquer direção, permitindo visualização mais ampla e o empoderamento deste visitante.



Um dos motivos pelos quais as empresas ainda relutam na adoção deste formato de apresentação de projeto de empreendimento é a crença de que são necessários recursos muito caros para sua concretização, como óculos especiais de realidade virtual. Mas não é necessário, um tour 360 pode ser tranquilamente visualizado pelo seu cliente ou investidor em qualquer dispositivo eletrônico como notebooks ou computadores (com a navegação na imagem sendo feita por meio do mouse) ou em celulares e tablets (utilizando os dedos na tela touch para interagir com o projeto). A imersão promovida por este recurso é o grande diferencial, de modo que o cliente pode visualizar com grande detalhamento e da forma que preferir, na direção que quiser, e por quanto tempo desejar se manter em cada cômodo.


Conseguiu entender como esses serviços podem ajudar a aumentar suas vendas e, consequentemente, o sucesso dos seus empreendimentos imobiliários? Para contratar agora mesmo os nossos serviços, acesse nosso site e converse com nossos consultores. Além disso, continue acompanhando o blog da SME e tenha acesso aos mais completos conteúdos sobre o mercado imobiliário.

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza