5 dicas para encantar e fidelizar seu cliente

Os clientes de todas as marcas são, antes de mais nada, seres humanos com desejos e necessidades. Isso é o que deve nortear todas as ações de comunicação, publicidade, vendas e relacionamento das empresas com esses consumidores. A linha de pensamento que coloca o cliente no centro das decisões das empresas busca atingir esse objetivo por entender a importância de atender às necessidades para se tornar importante.

Esse tratamento diferenciado com o cliente fica evidente em empresas, como no icônico caso dos parques de Walt Disney — onde a magia e o encantamento dos clientes atinge altos níveis —, mas pode ser colocado em prática em qualquer segmento de empresa. Esse cenário é permitido por nada mais do que a forma com que a empresa enxerga o mundo e com os propósitos que a norteiam.

Assim, aqui vão cinco dicas de como a sua empresa do setor imobiliário pode também promover uma “experiência Disney”, encantar e fidelizar os seus clientes.


Foco nos desejos e necessidades do cliente


Como mencionamos já na abertura deste texto, um ponto muito importante para conseguir encantar e fidelizar clientes, seja no setor que for, é conhecê-los muito bem e entender suas necessidades e desejos. No mercado imobiliário, ir atrás disso significa entender quem são os seus clientes, que tipo de situação financeira possuem, porque está buscando um imóvel neste momento, quais os objetivos deles com essa compra. Entre tantas outras perguntas que a sua empresa pode se fazer para que seja possível realmente saber com quem você está lidando e quais os melhores caminhos para chegar lá.

Se o seu cliente está em busca de realizar um investimento para o futuro, prepare a sua equipe comercial para abordar no discurso e relacionamento os melhores imóveis para este objetivo e use argumentos que os favoreçam; se a busca for por conforto e segurança para a família, da mesma forma, direcione a seleção dos imóveis e o discurso para melhor atender o que o seu cliente precisa. Assim, ele irá se sentir valorizado, respeitado e atendido em suas necessidades, e as chances de ficar encantando e voltar a comprar com você aumentam significativamente.


Propósito e cultura fortes (empoderamento dos funcionários)


A cultura e o propósito da sua empresa também auxiliam muito no processo de conquistar, encantar e fidelizar os clientes. Esses dois elementos precisam ser trabalhados desde o dia 0 da sua empresa, uma vez que eles irão nortear toda a atuação da empresa. Desde a escolha dos sócios, que estejam alinhados aos mesmos valores; passando pela contratação do time, que também possam refletir essa cultura; até a forma de se apresentar no mercado e se relacionar com os stakeholders. É de extrema importância que as lideranças da sua empresa possam sempre compartilhar com o time o propósito e consigam deixar claro como que, cada um na sua função, pode contribuir para atingi-lo diariamente.


Liderança


Não à toa citamos as lideranças, porque elas têm um papel muito importante na condução do negócio para que, na ponta final, os clientes sintam a mesma energia dedicada pelos colaboradores. Ter uma liderança forte, preparada para lidar com adversidades e resolver problemas, e capaz de manter o time motivado é essencial. Em teoria, diretores das construtoras e incorporadoras são quem melhor conhecem o segmento e as ações que podem ser tomadas diante de diferentes cenários.

Assim, nessa figura de líderes, é preciso que sejam transparentes e sinceros e, assim como buscam entender as necessidades dos clientes, entendam também as dos colaboradores e se coloquem à disposição para auxiliar como for possível. Isso se reflete em corretores e vendedores mais satisfeitos e felizes, que podem ser mais produtivos no trabalho e replicar essa mesma preocupação e cuidado no atendimento aos clientes, tornando-os também mais satisfeitos.


Organização


Para executar os pontos anteriores ligados a liderança e relacionamento com o cliente as construtoras e incorporadoras precisam se preparar. Não é do dia para a noite que será possível implementar essa mentalidade, então se o seu negócio ainda não trabalha com foco no cliente e nas lideranças, há que se ter organização. Monte um plano de atuação, estude, pesquise referências, analise como os seus concorrentes estão executando as suas estratégias e se organize.

Especialmente para a apresentação de imóveis, é preciso que a sua equipe comercial tenha estudado o projeto e o imóvel para entender todos os detalhes, qualidades, pontos fortes e possíveis objeções — neste último caso, conhecendo antecipando essas possibilidades, os vendedores têm como se preparar para contorná-las da melhor forma possível e entregar o melhor atendimento ao cliente.


Criatividade


Uma última dica que também faz parte da organização, mas merece um tópico separado devido à quantidade de atividades necessárias é a montagem do imóvel para apresentação. Quando os corretores da sua empresa vão apresentar os imóveis para os clientes, é altamente recomendável que eles sejam limpos e organizados para passar a melhor imagem possível. Quando for o caso de um lançamento imobiliário, o ideal é que o ambiente seja decorado de acordo com as solicitações e indicações de projeto feitas pelo cliente.

Para facilitar esse processo da decoração, e também para viabilizar a apresentação dos imóveis em caso de novos empreendimentos com a construção ainda em andamento, é o uso de maquetes eletrônicas, que são projetos imobiliários tridimensionais que permitem a criação de ambientes simulados considerando todos os itens de decoração, luz, sombra, mobiliário e demais possíveis demandas dos clientes.


Estes são alguns pontos que mostram como é possível desenvolver uma estratégia para encantar e fidelizar os seus clientes, trazendo elementos que agregam à experiência deles e promove maior compreensão e sensação de exclusividade. Se você achou que essas dicas podem te ajudar, fique de olho no nosso blog porque tem muito mais conteúdos de qualidade para o setor da construção civil por lá.


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