5 softwares de renderização que todo arquiteto deve conhecer

Bastante conhecido no universo da arquitetura, o processo de renderização de imagens para a apresentação de projetos ainda enfrenta alguns desafios de adesão. Não são todos os profissionais e escritórios que dispõem do conhecimento técnico necessário para utilizar softwares de renderização em seu dia a dia.


Por isso, preparamos este material que traz para você algumas dicas de uso e também uma apresentação dos 5 principais e mais utilizados softwares de renderização para arquitetura. Acompanhe!


Diferença entre modelagem 3D e renderização


Esta é uma confusão comum para profissionais de arquitetura que iniciam na criação de modelos e projetos 3D. No entanto, é importante sinalizar que os processos são diferentes e, na maior parte das vezes, complementares para a entrega final.


Isso porque a modelagem consiste na criação de modelos 3D em softwares especializados, enquanto a renderização é a etapa final deste processo que se caracteriza pela transformação deste modelo em uma imagem estática (fotografia) ou em movimento (vídeo) com a adição de elementos de realismo.


Ambos podem ser utilizados por diversos setores, indo desde a criação de filmes com cenários e personagens até a projeção de um layout de um prédio ou casa. Para aplicar este recurso ao seu projeto de arquitetura, basta você ter acesso a um software de renderização que exporte os arquivos finais em extensão compatível ao software de modelagem para que um seja lido corretamente no outro ao ser importado.


Existem diversas opções no mercado, cada uma com suas qualidades e pontos de melhoria, e cada uma atendendo e se adequando a necessidades específicas. Por isso destacamos que, antes de tomar a decisão pela contratação de uma ou outra solução, você precisa compreender a real necessidade do seu cliente e verificar se ela será atendida pela ferramenta selecionada. Ao escolher, o software, procure cursos e capacitações para se profissionalizar em seu uso, este será um passo muito importante!


Softwares de renderização para arquitetos


Agora que você já entende a diferença entre modelagem e renderização, e que cada processo exige um software diferente para ser executado, confira os principais softwares de renderização que podem ser utilizados por arquitetos.


Lumion


Esta é uma opção um pouco mais cara disponível no mercado, mas que agrega o melhor da renderização em um único software. A solução é desenvolvida pela empresa Act-3D e, além do processamento em tempo real dos modelos tridimensionais importados de outros softwares (é compatível com 3Ds Max e Sketch Up, por exemplo), conta com ampla biblioteca de ativos para serem inseridos no projeto e também com a possibilidade de criar animações.


O Lumion já foi desenvolvido pensando também na integração com o BIM, que se desenha como uma forte tendência e será cada vez mais exigido como requisito obrigatório em obras, e o que justifica também em partes o seu valor acima da média. Uma dica: o processador do seu computador precisa ter uma qualidade muito boa para rodar o software, verifique nas configurações caso optar pelo Lumion.


Corona


Flexível e intuitivo, o software de renderização Corona é reconhecido no mercado pela sua facilidade de uso e criação ágil de peças dentro do fluxo de trabalho. As opções de integração com softwares de modelagem 3D são somente com o 3Ds MAX e o Cinema 4D.


Comprado há pouco tempo pela Chaos Group, o software se mostra tão prático em função de suas características de configuração, que permitem a criação de templates eliminando a necessidade de setar toda a imagem a cada trabalho. Ainda assim, o resultado final apresenta imagens com alto grau de realismo não perdendo para ninguém no mercado em termos desta qualidade.


V-Ray


O V-Ray também é de titularidade da Chaos Group e é hoje um dos softwares de renderização mais utilizados em escritórios e estúdios de arquitetura e design em todo o mundo. Um dos principais motivos para tal é seu custo único de aquisição (você compra uma licença e tem direito a uso vitalício) que é ainda mais baixo do que o valor anual para utilizar o Lumion, por exemplo.


Esta é uma plataforma já mais antiga, o que também favorece sua alta capilaridade e potencial de integração com as diversas ferramentas de modelagem disponíveis no mercado. O V-Ray também oferece diferentes modelos e texturas para serem trabalhados no projeto, além de possuir alta velocidade de processamento e uma integração perfeita com as diversas plataformas de modelagem.


Enscape


Ferramenta própria da empresa de mesmo nome, o Enscape é voltado principalmente para os processos de criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Este é um dos softwares de renderização mais versáteis quando se trata de custo versus integração com softwares de modelagem. Sua plataforma permite a conversão do material em BIM para o renderizado sem a necessidade de gerar retrabalho.


A integração pode ser feita de forma perfeita e independente nas soluções de modelagem Revit, SketchUp, Rhino e ArchiCAD, permitindo o armazenamento do histórico de informações para que todo e qualquer profissional envolvido no projeto possa acessar a qualquer momento. Além do modo de renderização com alto grau de realismo, o Enscape possibilita também a exportação de modelos de esboço, papel e poliestireno, aumentando as variações nas quais o projeto pode ser apresentado. O uso de realidade virtual também é uma possibilidade na renderização via Enscape.


Twinmotion


Produzido pela Epic Games, o Twinmotion é um software de renderização que permite também o processamento em tempo real e por enquanto está disponível para download gratuito, sendo uma ótima alternativa para quem deseja iniciar seus estudos neste universo. O software permite integração com os modelos produzidos em Revit, ArchiCad e Sketch Up, por exemplo, e disponibiliza um acervo de ativos de diferentes tipos para uso nos projetos.


Além disso, por meio dele você também pode desenvolver soluções para apresentação em realidade virtual com a imersão 360º.


Você já conhece ou utiliza algum dos softwares que apresentamos aqui? Comenta com a gente se você tem dúvidas sobre o uso, ou então se tem curiosidade para conhecer e testar algum outro para agregar aos seus projetos. E claro, continue acompanhando o blog da SME para mais conteúdos como este!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza