7 perguntas frequentes sobre maquete eletrônica

Atualizado: 14 de Nov de 2019

Os recursos visuais para apresentação de projetos de construção civil estão cada vez mais variados e oferecem opções completas e diversas, conforme a necessidade de cada situação. Aqui na SME, nós entregamos serviços de qualidade e personalizados para cada cliente, valorizando o que o imóvel possui de melhor. Um dos produtos que desenvolvemos para o seu escritório é a maquete eletrônica.

A maquete 3D consiste na criação de ambientes computadorizados por meio de softwares de modelagem tridimensional. Este recurso trabalha com a criação de imagens estáticas que simulam, com base nas medidas previstas no projeto técnico, cada um dos ambientes internos ou externos de um empreendimento imobiliário. O resultado da maquete 3D é uma visão horizontal, como se você estivesse visualizando mesmo uma foto de um imóvel ou cômodo.


Confira neste artigo 7 perguntas frequentes sobre maquete eletrônica.


1. Como é construída?


As maquetes eletrônicas são recursos visuais construídos por profissionais especializados da área de design, arquitetura ou arquitetura de interiores, por meio de softwares de modelagem 3D. A maquete eletrônica SME é desenhada a partir do projeto já definido pelo cliente, e oferecemos tanto o serviço Standard, em que disponibilizamos a criação da maquete com imagens internas padrão, ou Premium, ideal para projetos de novos empreendimentos, em que oferecemos imagens internas e externas superiores além de uma foto inserção e sugestão de layout. Para verificar as diferenças entre os serviços, adicione a opção Maquete Eletrônica ao carrinho.



2. Qual o nível de detalhes?


Por meio da tecnologia disponibilizada por softwares de criação de projetos 3D, arquitetos projetam ambientes de forma realística, trazendo muitos detalhes à imagem e agregando relevante ganho em seu processo de vendas na etapa de visitação aos imóveis. A maquete pode reproduzir ambientes virtualmente tal qual eles são ou serão no mundo real, acrescentando móveis, decoração e demais itens que você deseje ter no seu ambiente. O projeto pode ter até mesmo imagens de pessoas no ambiente, com as respectivas escalas, para dar a dimensão e facilitar a compreensão acerca do imóvel.



3. Posso usar em lançamentos imobiliários?


Por trazer estes aspectos de maior realismo, a maquete eletrônica 3D pode agregar muito valor ao seu projeto imobiliário. São detalhes de luz, sombra, volumes e texturas que garantem ao potencial cliente uma visualização perfeita de como o imóvel será depois de pronto. Esta é, então, a nossa primeira dica de uso de maquetes 3D: lançamentos imobiliários. Por meio da criação simulada dos imóveis, é possível oferecer ao potencial cliente uma visita a um empreendimento ainda não construído, o que seria impossível sem esta tecnologia. Essa facilidade gera vantagens e representa ganhos tanto para o seu escritório quanto para o cliente, que tem acesso à visualização realista e rica em detalhes de um ambiente que sequer existe fisicamente ainda.


4. E se o imóvel já estiver construído, dá para usar também?


Sim, e inclusive é uma excelente forma de utilizar este recurso. A decoração física de um imóvel para disponibilizá-lo para visitação de potenciais compradores requer grande investimento financeiro, muitas vezes não compensando para os escritórios. Por isso, mesmo com o imóvel construído, a representação digital dele em maquetes 3D permite que a decoração seja acrescentada ao ambiente a um custo muito menor. Além disso, maquetes eletrônicas permitem que o cliente visite o imóvel a qualquer momento, de qualquer lugar e sem precisar de deslocamento, três facilidades competitivas para o seu escritório e para o cliente que podem conquistá-lo.


5. Posso aproveitar as imagens na minha estratégia de marketing?


Por ter seu resultado apresentado como uma imagem estática, a maquete eletrônica pode ser utilizada como recurso visual em estratégias de marketing imobiliário. Imagens digitais internas dos ambientes podem ser aplicadas aos seus catálogos digitais de imóveis disponíveis, trazendo muito mais realismo e facilidade de compreensão do que apenas os dados técnicos do imóvel. As maquetes criadas podem ser aproveitadas também em peças publicitárias, artes em redes sociais e campanhas de e-mail, sempre deixando claro aos leitores e possíveis clientes o estágio em que os imóveis referentes às maquetes utilizadas se encontram (se já foram vendidas, se estão em negociação etc.).


6. Como é o custo benefício de usar maquetes eletrônicas?


A criação de um projeto de empreendimento imobiliário envolve uma série de etapas. Se, durante o processo, houver algum problema de comunicação entre o seu escritório e o cliente, a maquete eletrônica permite que qualquer ajuste seja feito de forma rápida e digital. A modelagem 3D facilita a realização de alterações e adaptações a qualquer momento da execução do projeto, inclusive se no momento da apresentação o cliente solicitar alguma mudança. O fato de você poder transportar todos os imóveis no seu tablet, notebook ou celular também facilita muito e gera economia de tempo e gastos com deslocamento dos profissionais de vendas do seu escritório. É importante destacar que, mesmo diante da necessidade de pagamento de licenças de softwares e capacitação dos profissionais, a adoção de maquetes eletrônicas resulta em economia a médio e longo prazo.


7. A maquete ajuda também na gestão de obra?


Sim. Como você pode imaginar, não necessariamente as equipes que criam um projeto arquitetônico são as mesmas que fazer a sua execução e acompanhamento no canteiro de obras. Neste aspecto, a maquete eletrônica auxilia deixando muito evidentes todos os detalhes e orientações, evitando interpretações divergentes entre os times que atuam no projeto. Assim, são reduzidas as chances de falhas e o processo como um todo é otimizado. Isso auxilia a reduzir as chances de erros durante todo o processo, otimizando sua execução e tempo de entrega.


Você já tinha ficado com alguma dessas dúvidas sobre maquetes eletrônicas? Este artigo ajudou a esclarecer para você? Então continue acompanhando o nosso blog e não perca mais conteúdos como este, e entre em nosso site para conversar com um consultor e fazer um orçamento de maquete eletrônica agora mesmo.

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza