Aplicações da Realidade Virtual no mercado imobiliário

A realidade virtual (VR) tem maior popularidade quando se trata de entretenimento: filmes e games, certo? No entanto, este recurso também pode ser (e já vem sendo) usado em diversos outros setores do mercado como saúde, educação, indústria, turismo, publicidade e imobiliário, agregando muito valor à experiência do consumidor, e com valores cada vez mais acessíveis à população. Na venda de imóveis, o uso de VR vem revolucionando a relação das imobiliárias, construtoras e seus funcionários com os clientes.

A implementação de VR em negócios imobiliários ajuda na redução do tempo gasto em visitas a imóveis com clientes, por exemplo, e na questão de trânsito nas cidades, que faz com que a maior parte das pessoas não tenha tempo hábil para visitar dois ou mais imóveis no mesmo dia. Por meio de softwares e programas de modelagem 3D, arquitetos criam não apenas um, mas diversos ambientes diferentes, todos decorados e com custo menor do que se fossem construídas decorações físicas para cada um destes ambientes.

Este recurso permite, então, a visitação virtual do cliente ao imóvel, sem a necessidade de deslocamento físico até o ambiente real. Por meio dos softwares especializados, são replicados, em forma de movimento de câmera, alguns trejeitos naturais do corpo humano, como caminhar e olhar em direções diferentes, gerando a sensação de a pessoa estar realmente no local.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor as vantagens e formas de aplicação de realidade virtual no mercado imobiliário.


VR no setor imobiliário


Diversos são os benefícios e maneiras de aplicar VR no setor imobiliário, principalmente com a atualização rápida das tecnologias. Além de melhorar a experiência de potenciais compradores, este recurso facilita e otimiza a decisão de compra. Outro benefício é o uso dos seus materiais produzidos com realidade virtual na estratégia de marketing imobiliário, com divulgação desde as redes sociais até e-mails.

O uso de VR no setor imobiliário também representa um importante diferencial perante a concorrência e gera maior atratividade de novos clientes, pois a facilidade permitida ajuda na tomada de decisão. Imagine uma situação em que você apresentou ao cliente opções de imóveis, e ele se interessou por três. Até agendar visitas presenciais, demoraria mais alguns dias, certo? Aí que entra a facilidade do uso de VR: basta abrir o seu site ou portfólio e selecionar os imóveis que agradaram o cliente para fazer as visitas ali mesmo, no exato momento. Essa maior disponibilidade da sua equipe, com possibilidade de realização de visitas online a qualquer momento ajuda também a reduzir seus custos de operação.

Os ganhos no gerenciamento de dados, de forma a conhecer cada vez melhor o seu público e, assim, oferecer as melhores experiências, também representam benefícios de adotar VR no seu negócio do setor imobiliário.



Produtos e serviços em VR


Para você ter melhores resultados no atendimento aos clientes e nas suas vendas, alguns recursos de prototipação 3D podem ser combinados ao uso de realidade virtual, ou aplicados separadamente, dependendo do objetivo do cliente, durante o processo de negociação. Veja algumas possibilidades e exemplos:


Planta humanizada 2D ou 3D

O recurso permite a criação de plantas baixas do imóvel, com visualização superior, uso de cores, aplicação de sombras, efeitos de luz e texturas, além de mobília e objetos de cada ambiente, otimizando a visualização do resultado final por pessoas que não estão muito acostumadas a ver desenhos técnicos. A planta humanizada 3D é uma opção didática e simples.


Maquete eletrônica

As maquetes são imagens estáticas - como se fossem fotografias -, de ambientes internos e externos do imóvel, esteja ele construído ou não. Por meio da tecnologia de softwares de criação de projetos 3D, arquitetos projetam os ambientes da forma mais próxima da realidade possível, incluindo até mesmo definições de texturas, volumes e luzes dos ambientes.


Passeio virtual

Outro recurso possível no setor imobiliário é o passeio virtual, que equivale a um vídeo, com todos os recursos audiovisuais e de edição a que se tem direito. Por meio deste recurso, é criada uma simulação de tour por todos os ambientes do imóvel que faz com que o cliente seja conduzido no que equivale uma visita ao projeto do que vai ser o imóvel, assim que construído.


Tour 360

Como recurso que agrega de fato uma experiência de realidade virtual, está o tour 360, que promove uma imersão completa no ambiente criado, e com a possibilidade de interação do usuário com o espaço virtual. Este recurso pode ser criado por meio de câmeras que registram em 360º ou através da criação de ambientes virtuais com modelagem 3D.


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