As melhores especializações de arquitetura

A graduação em arquitetura tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar e projetar ambientes de acordo com as melhores práticas de estética, bem-estar e aproveitamento do espaço. No entanto, são diversas as áreas que se pode seguir dentro dessa profissão, e para tal, buscar especializações de arquitetura pode ser um ótimo caminho.


O arquiteto deve sempre perseguir os objetivos e necessidades do seu cliente em cada peça que projetar, além de pensar em todas as funcionalidades daquele ambiente e em como isso pode gerar valor para quem o contratou. Isso implica em ter um entendimento mais holístico do projeto, não pensando somente de forma prática em “vai ter um sofá aqui, uma mesa ali etc.”, mas trazendo os porquês por trás de cada escolha. Esses motivos são sempre orientados pelas necessidades do cliente atrelados à sua experiência pregressa profissional.


Existem muitas áreas de atuação possíveis para um arquiteto, veja neste post as cinco principais e conheça opções existentes de especializações para cada uma delas.


Urbanismo ou Planejamento Urbano


Esta é uma das vertentes mais conhecidas dentro da arquitetura, sendo que até mesmo algumas das faculdades têm o termo “urbanismo” no nome ao lado da “arquitetura”. Como o nome ajuda a deduzir, o arquiteto especializado em planejamento urbano cuida da organização de uma região, bairro ou cidade com a criação de zonas urbanas, áreas livres e conjuntos habitacionais, visando o melhor uso daqueles ambientes pelas pessoas.


A área conversa diretamente com o plano diretor das cidades e com aspectos socioeconômicos visando atender às necessidades de moradia, deslocamento, trabalho e lazer da população. Um exemplo de especialização de arquitetura que você pode procurar para adentrar este universo é o MBA em Tecnologia do Ambiente Construído e Inteligência de Centros Urbanos da instituição IPOG.


Paisagismo


Nesta área de atuação você terá como responsabilidade a concepção e planejamento de espaços abertos como jardins, parques e praças. O paisagismo tem um papel muito importante dentro do cenário de aquecimento global pois busca integrar ao dia a dia e ao meio urbano áreas verdes planejadas e resgatar essa conexão do ser humano com a natureza. Neste caso, alguns exemplos de especializações de arquitetura que podem ser procuradas nesta área são o Master em Paisagismo: Práticas Projetuais, e o MBA em Construções Sustentáveis. Confira!


Restauração de edifícios


Esta é uma área ainda pouco explorada comercialmente e consequentemente pouco divulgada, porém com um papel essencial para a manutenção da história das cidades em dia, por meio de seus edifícios. A restauração é uma área da arquitetura que busca recuperar construções antigas ou deterioradas sem interferir ou alterar seu plano e características originais.


Essa área da arquitetura flerta com a museologia, tratando também da reparação de documentos, objetos e obras artísticas que estejam envolvidos no projeto de restauro. É necessário muita técnica e atenção aos detalhes, e procurar por especializações de arquitetura na linha da Pós-graduação em Preservação e Restauro do Patrimônio Histórico Edificado ou da Pós-graduação em Restauração de Arquitetura pode ser uma ótima escolha para se aperfeiçoar na área.


Luminotécnica ou Projeto de Iluminação


Esta é uma visão diferente do que se entender por áreas de atuação dos profissionais de arquitetura, mas que traz um importante valor para todo e qualquer projeto desenvolvido. A parte de luminotécnica, ou, do desenvolvimento de projetos de iluminação em paralelo à criação dos ambientes em si tem como objetivo proporcionar as melhores experiências para as pessoas que usufruem de um determinado ambiente através da combinação e da distribuição da luz naquele local.


Eventos e stands são exemplos de locais onde o arquiteto especializado em luminotécnica pode atuar, mas também residências, edifícios comerciais, iluminação de ambientes ao ar livre como jardins e praças. Existem alguns cursos curtos como o de Light Design - Iluminação Residencial e Paisagismo e o de Iluminação em Ambientes Internos Residenciais que podem ser um bom começo para quem quer se especializar neste ramo, mas também há especializações de arquitetura via cursos de Pós-graduação disponíveis, como a Especialização em Arquitetura e Iluminação de Interiores.


Acompanhamento e Administração de Obra


Assim como o restauro, a área de acompanhamento e administração de obra também não é muito glamurosa ou reconhecida como algo tão atrativo no universo da arquitetura. No entanto, é uma parte fundamental para que toda e qualquer obra seja erguida e saia do papel, ou seja, para aplicar a essência da arquitetura.


Os arquitetos que seguem esta área são responsáveis por supervisionar e administrar todas as etapas de uma obra (ou parte delas, dependendo da forma de trabalho e do escopo de cada projeto) para garantir que a sua execução sairá dentro do previsto no projeto inicial. Além disso, este profissional será responsável também por garantir a qualidade e segurança da obra. Alguns cursos e especializações de arquitetura como o MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção podem ser um bom caminho inicial, mas também é importante ter em mente que essa área de atuação exige alguns conhecimentos mais do ramo da engenharia, de modo que estudar Engenharia de Segurança do Trabalho ou Projeto e Execução de Sistemas Prediais também pode ajudar — e muito!


Além de tudo isso, vale anotar aí também as projeções de atuação do arquiteto com atividades de Design e também as opções de carreira que pendem mais para o lado da tecnologia. São carreiras relativamente novas, como a de especialista em modelagem 3D para a construção de maquetes eletrônicas, e que ainda estão em desenvolvimento, mas que têm grande potencial de se firmarem no mercado levando em conta o desenvolvimento da tecnologia para a arquitetura e construção civil.


O que você achou das dicas que trouxemos por aqui? Te ajudou a clarear suas ideias rumo à escolha de uma carreira para seguir na arquitetura? Ou você já sabia que área seguir? Conta pra gente o que você achou e siga de olho no nosso blog para receber mais novidades sobre este universo!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza