Cinco vantagens de utilizar maquetes eletrônicas nos seus projetos arquitetônicos

Atualizado: 8 de Out de 2019

A área de construção civil tem uma grande aliada na tecnologia atualmente com a implementação de softwares de modelagem 3D para criação de maquetes eletrônicas para apresentação dos projetos. O resultado das projeções tridimensionais obtidas nestas maquetes é uma imagem estática que remonta, de forma simulada pela tecnologia, ambientes internos e externos de imóveis.

Ferramentas como estas facilitam muito o trabalho de profissionais que desenham projetos, permitindo que essas pessoas dediquem mais tempo a pensar na experiência dos clientes e compradores de imóveis como um todo. O intuito da maquete eletrônica é permitir, por meio da simulação 3D, reproduzir com baixo custo ambientes que seriam inviáveis de serem criados fisicamente. Neste artigo, apresentamos cinco vantagens de adotar tecnologias como a maquete 3D para criação de projetos arquitetônicos, para além da praticidade e dinamismo que proporcionam ao processo como um todo.


#1 Custo benefício


A criação de um projeto de empreendimento imobiliário é um processo longo e desafiador, considerando que se deve levar em conta uma série de etapas: desde a concepção e ideação, passando pela execução, até a revisão e apresentação final. Agora, imagine se neste último momento o cliente apresenta uma objeção, ou não fica satisfeito com algum aspecto do projeto. Quanto tempo você teria perdido se tivesse desenhado tudo a mão? Com o uso de maquetes eletrônicas, a modelagem 3D facilita a realização de alterações e adaptações a qualquer momento da execução do projeto, inclusive se no momento da apresentação o cliente solicitar alguma mudança.

Além disso, também são economizados recursos financeiros e tempo dos profissionais, visto que a criação de projetos 3D utilizando softwares facilita e agiliza processos, com recursos como a criação de templates replicáveis e editáveis. Mesmo diante da necessidade de pagamento de licenças de softwares e capacitação dos profissionais, a adoção de maquetes eletrônicas se converte em economia a médio e longo prazo, trazendo vantagens. Momento finais de venda em estandes e de negociações com clientes também podem ter um processo de economia com o uso de maquetes 3D. Tudo o que você precisa mostrar ao cliente está no seu tablet, computador ou até mesmo smartphone, não sendo necessário transportar toda uma estrutura ou levar o cliente fisicamente até o imóvel.


#2 Apresentação de projetos


Você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Na apresentação de projetos de empreendimentos imobiliários esse ditado se aplica totalmente. Mesmo que você tenha um belo discurso preparado para apresentar ao seu cliente, é essencial ter em mãos as imagens que consolidam toda essa ideia, de forma que o seu cliente possa visualizar o projeto com realismo e entender exatamente o que você quis transmitir.

A maquete eletrônica é, então, a forma perfeita de fazer isso. Como o imóvel ainda será construído, este recurso permite que o cliente dê palpites e solicite alterações com uma base sólida de conhecimento. O recurso empodera o seu cliente, dando a ele a sensação de que também tem controle sobre as informações, o que aumenta a proximidade e empatia entre vocês e garante maior credibilidade para o seu negócio.


#3 Testes e otimizações


Criatividade e facilidade são palavras-chave na produção de projetos de arquitetura. Softwares de modelagem 3D, onde se produz maquetes eletrônicas, são intuitivos e fáceis de utilizar, conforme se aprofunda em seu entendimento. Uma série de ferramentas e funcionalidades dessas tecnologias fazem aflorar a criatividade dos arquitetos, engenheiros e designers de interiores, e ainda proporciona a possibilidade da criação de linhas e diretrizes iniciais que, conforme o desenvolvimento do processo criativo, serão transformadas nos mais inovadores conceitos arquitetônicos.

Outro ponto importante do processo criativo é a possibilidade que as maquetes eletrônicas trazem de realizar testes e otimizar os projetos. Que cor utilizar, que design de móveis escolher, qual composição fazer para determinado cômodo ou que tipo de revestimento aplicar a uma parede, são exemplos de dúvidas que permeiam os profissionais, e o recurso digital permite que elas sejam solucionadas mais facilmente antes da entrega final. Assim, as melhores combinações são aplicadas e já visualizadas em sua forma final, muito mais fácil do que se fosse desenhado à mão, por exemplo.


#4 Portfólio


Principalmente para arquitetos em início de carreira, mas também para todos os outros profissionais da área, é essencial ter um portfólio com projetos bonitos, estruturados e visualmente bem apresentados. Essa é mais uma das vantagens de se utilizar maquetes eletrônicas. Os projetos, estruturados em formato de imagens estáticas ricas em detalhes e conceito, ficam reunidos em um local, de forma digital e acessível para apresentação.

Desenhos técnicos com certeza são relevantes dentro da sua carreira, e merecem ser exibidos em seu currículo como parte da sua trajetória e dos projetos elaborados por você. No entanto, maquetes eletrônicas criadas a partir destes projetos acrescentam detalhes de requinte e sofisticação, agregando mais valor ao seu background e garantindo maior autoridade na criação e apresentação da sua marca pessoal.


#5 Gestão de obra


As equipes que criam um projeto arquitetônico normalmente não são as mesmas que irão executá-lo no canteiro de obras. Por isso, a maquete eletrônica entra novamente como uma grande aliada, ajudando a deixar claras as orientações e evitar interpretações divergentes. Isso auxilia a reduzir as chances de erros durante todo o processo, otimizando sua execução e tempo de entrega.

Outro recurso facilitado pelo uso de maquetes eletrônicas é a compatibilização de projetos por meio da integração entre softwares. Com isso, o sistema extrai dados relacionados a plantas, cortes, quantidades e valores e reúne todas as informações em um único lugar. Isso traz maior praticidade, reduzindo processos burocráticos relacionados à documentação do projeto arquitetônico e facilitando a gestão da obra como um todo.


As vantagens de utilizar maquetes eletrônicas que apresentamos aqui te interessam? Então acompanhe nosso blog e entre em nosso site para conversar com um consultor e fazer um orçamento agora mesmo.



Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza