Como diferenciar seu empreendimento imobiliário da concorrência

Dentro da economia de um país, alguns setores por diversas vezes funcionam como termômetros e excelentes indicadores. No caso do Brasil, a construção civil — que tem previsão de crescer 3% e gerar 150 mil empregos em 2020 — representa um destes pilares, e já vem se posicionando diante do cenário de crise que vivemos com o novo coronavírus. Durante debate online sobre os impactos trabalhistas do coronavírus na construção civil e no mercado imobiliário, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, mencionou que a pandemia traz desafios de curto e longo prazo para o setor, mas que ele deve ser também um dos grandes alicerces para a economia do país não afundar.

Diante do cenário que já vem sendo amplamente debatido no país, uma série de medidas vêm sendo tomadas pelas empresas para garantir o funcionamento ainda que mínimo do setor, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde e dos demais órgãos competentes para a contenção da disseminação do vírus. Algumas práticas que as entidades da construção civil e seus associados podem seguir se encontram nesta cartilha lançada pela CBIC.

Neste contexto, algumas ações, presentes neste manual ou não, podem fazer com que a sua empresa tenha um grande diferencial diante da concorrência neste período de retração da economia em que é preciso manter alguma forma de rentabilização dos negócios. Este é o tema do nosso artigo de hoje e esperamos que você faça bom proveito!


Local e Infraestrutura


Um primeiro ponto que pode ser um forte diferencial do seu empreendimento imobiliário quando de seu lançamento é a localização e infraestrutura que ele oferece. A compra de um imóvel é um processo de ciclo longo que envolve uma série de fatores, e a decisão não costuma ser tomada do dia para a noite. Assim, um dos aspectos que as pessoas que estão em busca de um imóvel para ser a sua nova morada ou local de trabalho, analisam fatores que consideram importantes para o seu bem-estar.

Como exemplos, trazemos a localização geográfica e a infraestrutura do imóvel. O bairro onde o seu empreendimento será construído é seguro? É um bairro exclusivamente residencial ou misto, com a presença de alguns estabelecimentos comerciais? Há policiamento constante na região? É possível se deslocar de forma rápida a locais como supermercados, farmácias e centros de saúde?

Todos esses questionamentos são exemplos que costumam pairar pela mente pelos compradores de imóveis durante seu processo de compra. Mas você já vai estar preparado para responder a todas elas, e mais, vai atender tudo isso como se o empreendimento tivesse sido pensado exclusivamente para aquela pessoa. Sabe como? Por meio da sua pesquisa de mercado e planejamento, que antecedem todo e qualquer lançamento imobiliário, como mostramos no post Planejamento de Marketing para lançamentos imobiliários. Apresentar esses pontos já de largada, atendendo Às principais necessidades dos potenciais clientes, você já sai muito na frente da concorrência.


Sustentabilidade na Construção


Nossa segunda dica para você diferenciar seu empreendimento imobiliário dos concorrentes é pensar no quesito sustentabilidade na arquitetura e na engenharia. Por meio das chamadas construções verdes, conceito derivado do inglês Green Building, as construtoras e incorporadoras buscam projetar empreendimentos cada vez mais amigáveis à natureza, pensando desde o material utilizado e os processos de descarte de resíduos até a estrutura interna de iluminação e climatização, pensando em eficiência energética.

Materiais com menor índice poluente, reciclados ou produzidos a partir de matéria orgânica, como tijolos ecológicos, vêm sendo cada vez mais sugerido por arquitetos e engenheiros como insumos para obras novas. Outros exemplos de materiais que auxiliam na sustentabilidade da construção civil são placas e peças de policarbonato, que além de mais leves, levam menos calor ao ambiente, tornando-o mais confortável sem que o ar condicionado precise ser ligado. A instalação de placas solares nos telhados, para substituição da geração de energia e do aquecimento da água, e estruturas para reaproveitamento da água da chuva, por exemplo, também são aspectos que, se você incluir no projeto do seu empreendimento imobiliário, é um importante passo em direção ao fechamento do contrato à superação da concorrência.


Tecnologia e Marketing Imobiliário


A última dica de hoje tem a ver com tecnologia e marketing imobiliário. Se você já ouviu falar sobre este último conceito, deve saber que o principal objetivo é atrair cada vez mais clientes para a compra de uma unidade em um empreendimento imobiliário, aumentando o lucro da empresa e deixando os clientes satisfeitos. No entanto, ainda não são todas as empresas que executam este tipo de estratégia, o que coloca você muito à frente dos concorrentes caso já esteja implementando algumas dessas novidades.

Pensando sob o viés da tecnologia, temos alguns exemplos de como ela pode te ajudar a se destacar no setor da construção civil: projetos imobiliários tridimensionais, ou seja, produtos audiovisuais estáticos — maquete 3D e planta humanizada — ou em movimento — passeio virtual e tour 360 — que agregam maior valor ao seu negócio e facilitam uma série de processos desde a atração até o fechamento de venda. Por meio deste recurso tecnológico, que se trata de um software especializado operado por profissionais de arquitetura e design de interiores, o seu empreendimento imobiliário pode ganhar uma aparência totalmente realista mesmo antes de estar construído.

Além da riqueza em detalhes, que facilita a compreensão e a visibilidade por parte do cliente quanto ao projeto, as maquetes eletrônicas também podem representar um importante argumento de venda pela praticidade e disponibilidade. As imagens ficam gravadas em qualquer dispositivo eletrônico, como celulares, computadores ou tablets, e podem ser apresentadas a qualquer momento, de qualquer lugar. Em tempos de coronavírus, esta vantagem torna-se ainda mais valiosa, permitindo que a sua empresa mantenha os negócios operantes e possa fazer calls com os clientes e apresentar o projeto a eles de forma remota, respeitando o isolamento social.


Se você gostou das dicas que apresentamos sobre como diferenciar seu empreendimento imobiliário da concorrência e se interessou pelos nossos projetos 3D, entre em contato agora mesmo com nossos consultores para saber mais, e não deixe de acompanhar os conteúdos do nosso blog!


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