Como explorar o tour 360 em vendas imobiliárias

Atualizado: 8 de Out de 2019

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a compra e construção de imóveis registrou um crescimento de 30% em 2018, em relação ao ano anterior. Na mesma linha, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) dá conta de que o total de investimentos realizados no setor de construção civil em 2018 foi de R$ 57,5 bilhões, superando em 33% o gasto em 2017. Um fator que contribui fortemente para este crescimento é a evolução das tecnologias para o mercado imobiliário, como o tour 360, que vamos abordar neste artigo.

Você sabe o que é essa tecnologia? Trata-se da produção de imagens em 360º de ambientes por meio da captura fotográfica com equipamentos especiais. Como resultado, temos aqueles recursos que vemos tanto nas redes sociais, que o usuário consegue navegar na imagem arrastando o mouse ou o dedo nas direções que deseja visualizar. Imagens em 360º são amplamente utilizadas em estratégias de marketing digital, e o setor imobiliário tem embarcado cada dia mais nessa onda, modernizando seus serviços, melhorando seus resultados e contribuindo para a profissionalização do setor como um todo. Profissionais da construção civil atualizados às inovações transmitem a imagem de serem mais bem preparados e, portanto, qualificados, saindo à frente da concorrência.

Antes de começar, vamos derrubar um mito: se o meu empreendimento ainda não estiver pronto, eu não conseguirei utilizar o recurso de tour 360. Isso é possível, sim, e essa estratégia vem sendo cada vez mais utilizada nos escritórios Brasil afora. Mesmo quando o seu lançamento estiver ainda no projeto e não for possível registrar as cenas com câmeras fotográficas, a navegação 360 pode ser aplicada com a criação de ambientes em computador, por meio de softwares especializados de modelagem 3D. Para entender como utilizar o tour 360 para aumentar suas vendas no setor imobiliário, acompanhe este artigo.




Vantagens do tour 360


De acordo com pesquisa TIC Domicílios, divulgada em agosto de 2019, o número de brasileiros que usam a internet regularmente já supera os 126,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 70% da população, sendo o smartphone o principal meio de acesso. Neste contexto cada vez mais interconectado, estar presente no mundo digital não é mais uma opção, mas uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Além de considerar que o seu público faz buscas no Google e acessa redes sociais e, portanto, você precisa aparecer como resultado, diversas outras vantagens de recursos como o tour 360 vêm tornando a adesão do setor de construção civil às novas tecnologias cada vez maior.

Uma dessas grandes vantagens para o setor imobiliário é a acessibilidade. Por meio da tecnologia de tour 360, você consegue mostrar ao potencial cliente o imóvel exatamente como ele é, sem precisar sair do escritório, além do diferencial de poder apresentar um imóvel que ainda está em construção, o que sem esta tecnologia não seria possível. Com apenas um clique, o seu potencial cliente pode visitar um imóvel na zona sul, e com mais um clique, visitar outro na zona norte, de modo que os gastos com deslocamentos e as distâncias são reduzidas, assim como as chances de desistência por um desses empecilhos.

Além disso, o realismo transmitido por meio das imagens de imóveis ainda em construção encanta os clientes desde o primeiro contato. Imagine que o seu potencial cliente está pesquisando na internet por imóveis com determinadas características e encontra, gratuitamente, um tour 360 do imóvel que você está vendendo. É muito melhor do que ele somente ler a descrição e ver uma ou outra foto, certo? Por isso o tour 360 pode ser tão útil na sua estratégia de marketing digital.

Aqui é importante destacar que projetos imobiliários 3D são sempre criados a partir de plantas originais dos imóveis, respeitando todas as dimensões nelas previstas. Com base nisso, os responsáveis pelo desenvolvimento da modelagem 3D criam todo um cenário, agregando aspectos estéticos como móveis e outros itens de decoração, luzes, sombras e texturas do ambiente. Ao navegar por uma imagem 360 criada a partir dessa tecnologia, o usuário experimenta uma imersão completa e sente como se estivesse realmente dentro do imóvel, tendo a possibilidade de observar todos os detalhes e entender o projeto com a maior precisão possível.




Tour 360 como argumento de venda


Como mencionamos anteriormente, se diferenciar da concorrência no setor imobiliário é um fator essencial para aumentar as suas vendas. Disponibilizar a possibilidade de visitação a imóveis por meio de tours 360 é uma excelente maneira de fazer isso, uma vez que oferece maior conforto e agilidade do processo para o cliente, entregando o valor que ele pode estar buscando.

Falando em satisfação do cliente, que argumento de venda pode ser melhor do que este? A decisão por comprar um imóvel tende a ser complexa e envolver diversos fatores, desde financeiros até emocionais, e demonstrar preocupação com essas necessidades oferecendo um atendimento diferenciado também é uma grande chance de fazer o seu negócio despontar. Ao apresentar todo o conteúdo de um imóvel na mesma imagem, que o cliente pode arrastar para todas as direções que desejar ver, você trabalha com o imaginário, permitindo à pessoa se imaginar dentro do imóvel e pensar em todas as coisas boas que podem acontecer quando estiver morando nele.

O setor imobiliário faz muito mais do que vender imóveis, realiza sonhos. Por isso é tão importante tomar todos os cuidados possíveis no processo de venda, valorizando as necessidades e objetivos do cliente e oferecendo a ele diferenciais que entregam valor, como um tour 360 detalhado e personalizado. Isso pode garantir que essa pessoa não somente concretize a compra com você, mas que indique o seu escritório para conhecidos e que até mesmo volte a utilizar os seus serviços em outro momento.


Percebeu como o uso do tour 360 pode agregar às suas vendas no setor imobiliário? Quer saber mais sobre isso? Então fique por dentro do nosso blog e acompanhe todas as atualizações.

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