Como fazer um projeto de paisagismo que encante o cliente

Atualizado: Ago 18

Paisagismo é a técnica da Arquitetura e Urbanismo que busca organizar a paisagem, projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres públicos ou privados, urbanos ou não, construindo uma combinação agradável entre natureza e decoração. Este conceito é comumente confundido com jardinagem, que na verdade se trata da criação de jardins e da distribuição de plantas pelo espaço, podendo ser entendida também como uma possibilidade de técnica para alcançar os objetivos do paisagismo.

O paisagismo é mais amplo, envolve estudos, pesquisas e acompanhamento de tendências, e traz como principal diferencial o fato de criar espaços funcionais e úteis, levando em consideração toda a interação com aspectos ambientais, sociais, econômicos e humanos. A natureza e seus elementos, desde as cores até as formas, são sempre fonte de inspiração para projetos de paisagismo, sendo uma referência a que se oferece muito respeito e devoção.

Do ponto de vista técnico, o projeto de paisagismo segue, de forma geral, as etapas de projetos de arquitetura, desde o levantamento das necessidades do cliente e pesquisas, passando pela visita ao local, conceituação, anteprojeto até o projeto executivo.

Confira um pouco mais sobre os principais elementos envolvidos em um projeto de paisagismo e como fazê-lo de forma a encantar o seu cliente.


Qualidade de vida


Um aspecto fundamental envolvido nas técnicas de paisagismo, já relatado por Alex Hanazaki, é o de prezar pela qualidade de vida das pessoas que irão habitar, trabalhar ou circular por cada ambiente externo projetado. Aqui cabe ressaltar que uma área de piscina com um planejamento arquitetônico que envolva uso de vegetação, luzes e sombras já se trata de um projeto de paisagismo, e pode agregar grande conforto e sensação de bem-estar.

Muitas pessoas buscam ambientes verdes para se desligar um pouco da realidade agitada das cidades, por exemplo. Por isso a necessidade de fazer um levantamento das necessidades do cliente e, assim, montar um projeto de paisagismo que contemple essa “fuga” e traga a sensação de relaxamento encantando as pessoas.

Alguns exemplos de como trazer um pouco mais de qualidade de vida e sensação de relaxamento aos ambientes envolvem iluminação nos projetos de paisagismo, projetos de paisagismo residenciais, projetos com diferentes espécies de plantas, caminhos de madeira simples e até mesmo o uso de jardins verticais. Para os amantes da natureza e feito por um profissional, mesmo esse pequeno toque traz toda uma nova atmosfera.


Sustentabilidade


Todo projeto de paisagismo deve levar em consideração os impactos daquela obra no ambiente em seu entorno. Desde pensar nos materiais que serão utilizados na construção daquele projeto, passando pela possibilidade de implementar o reaproveitamento de água ou de luz solar, até os impactos de geração de lixo ou ruídos que aquele ambiente poderá emitir dali para fora. Tanto por parte da qualidade de vida quanto da sustentabilidade, projetos de paisagismo tendem a promover maior integração entre as pessoas no ambiente e também entre as pessoas e a natureza, provocando reflexões, sensações e pensamentos voltados a este cuidado e preservação.


Inspiração e especialização


Para montar um projeto de paisagismo de qualidade e que encante o seu cliente é altamente recomendável contar com profissionais especializados. Eles estudam técnicas e composições, além de referências e inspirações, que podem agregar e contribuir muito para o desenvolvimento do seu projeto.

Existem muitas imagens disponíveis online de referências de projetos de paisagismo, em plataformas como Instagram e Pinterest, que fornecem centenas de ideias para uma pessoa ou empresa que está com planos de desenvolver algo parecido. No entanto, ao confiar esta tarefa a um profissional da área, o seu projeto ganha as características de unicidade e exclusividade, além de trazer detalhes e nuances próprias das necessidades que o seu cliente apresenta.

Por isso, se você trabalha com paisagismo, conhece alguém que o faz ou até mesmo alguém que deseja contratar este serviço, não deixe de recomendar que isso seja feito com profissionais da área.


E aí, você já tinha ouvido falar sobre paisagismo? Acha que pode fazer sentido para o seu empreendimento imobiliário? Então entre em contato agora mesmo com nossa equipe de consultores e, para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog.


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza