Como reduzir custos de showroom e visitação de imóveis

Atualizado: 6 de Dez de 2019

Você já parou para pensar em quanto dinheiro poderia economizar na sua empresa ou escritório da construção civil se não precisasse montar um showroom altamente elaborado e deslocar potenciais clientes até o endereço do imóvel que você deseja apresentar? Isso pode parecer impossível, ou algo muito futurista, mas a tecnologia disponível hoje já permite aos profissionais desta área implementarem alguns recursos em seu dia a dia com bom custo benefício e agregando diferenciais e vantagens competitivas.

Atualmente, as mais avançadas tecnologias de software para modelagem 3D estão disponíveis a baixo custo, especialmente se considerarmos nesse cálculo o valor que seria gasto em um investimento sem essas tecnologias, utilizando apenas os recursos tradicionais da construção civil de showroom e visitas presenciais a imóveis. Neste artigo, vamos trazer alguns exemplos de situações em que você pode reduzir custos adotando determinadas tecnologias te mostrar os principais motivos pelos quais elas vêm sendo cada vez mais adotadas e bem avaliadas no mercado da construção civil.


Montagem de showroom


Este é o primeiro e mais emblemático caso em que os seus custos podem estar saindo muito acima do que o necessário, e que você tem ferramentas a fácil alcance para modificar esta realidade. Quantos materiais são necessários para decorar um espaço físico para receber visitantes, e até mesmo para montar um apartamento inteiro que está à venda? Quantas pessoas você precisa contratar para organizar um espaço como este? Algumas construtoras vêm gastando milhões com esse tipo de investimento, enquanto que, em paralelo, a tecnologia se desenvolve para o sentido contrário.

A intenção é a mesma, talvez agora com um toque a mais de requinte: entregar a melhor experiência possível ao cliente ou potencial comprador daquele imóvel. No entanto, com a tecnologia, é possível criar simulações de ambientes reais, apresentando todos os detalhes do imóvel na palma da mão do usuário, agregando praticidade e conforto. Alguns recursos como maquetes eletrônicas podem ser essenciais para auxiliar no seu processo de inovação e busca por cada vez menos custos ao longo do seu processo de vendas. Organizar eventos para promover lançamentos imobiliários continua sendo uma estratégia insubstituível para determinados objetivos que se queira alcançar, mas a tecnologia com certeza pode ser uma importante aliada para tornar esse processo mais econômico e vantajoso para todos os envolvidos.


Visitas a imóveis


Para além de showrooms, outra prática bastante comum no segmento da construção civil é a realização de visitas aos imóveis que estão sendo vendidos. Em cidades com grande volume de veículos automotivos, o trânsito costuma ser um grande problema nestes casos podendo funcionar até mesmo como uma objeção à venda em casos de atrasos, passando a impressão de que o profissional por trás daquele trabalho não é responsável ou competente.

Com o objetivo de reverter essa ideia, surgem os passeios virtuais, que são vídeos criados em computador, por meio de softwares de modelagem tridimensional, que simulam todo o ambiente de um imóvel atribuindo aspectos de luz, sombra, texturas e volumes, além de cores e objetos de decoração. Tudo isso acrescido de movimento, no qual é possível ao potencial cliente vislumbrar as pessoas caminhando em frente ao prédio, os carros entrando na garagem e até mesmo animais de estimação se divertindo nas áreas comuns. Para mostrar todo este contexto ao cliente, basta clicar no play em um smartphone, tablet ou computador comum, e pronto. Horas de trânsito são poupadas, estresse é evitado e maior conforto é garantido, além do que você economiza os gastos de decorar um imóvel físico para visitação do cliente.


Lançamentos imobiliários


E quando o seu projeto arquitetônico ainda está começando a sair do papel? Este é um momento em que muitos escritórios acabam recorrendo a estratégias muitas vezes caras para conseguir entregar ao cliente algo mais próximo de um alinhamento de expectativas possível. A venda de um imóvel na planta não é a mesma coisa que de uma bicicleta, por exemplo, onde o comprador consegue enxergar e perceber o valor que aquele produto vai trazer para ele. Imóveis possuem um sistema de venda complexo e intangível em um primeiro momento, de modo que para entregar valor ao cliente e fazer com que ele compre a sua ideia, é preciso mostrar algum diferencial.

E é na tecnologia das projeções tridimensionais que encontramos essa entrega de valor nos dias de hoje. Maquetes eletrônicas, plantas humanizadas, passeios virtuais e tours 360 são recursos que podem ser construídos em softwares, com mais agilidade e menos custos. Enquanto o imóvel que você está vendendo ainda está sendo projetado, ou até mesmo construído, o seu cliente já consegue navegar por dentro dele como se estivesse em uma visita real. Isso garante muito mais valor para o seu serviço e ajuda a reduzir muito os seus custos.


Entre em contato com nossos consultores e confira com seus próprios olhos as vantagens de implementar tecnologia no dia a dia do seu escritório de construção civil e reduzir seus custos com showroom e visitação de imóveis. Continue acompanhando nosso blog e confira ainda mais conteúdos sobre esse universo.

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