Empreendedorismo para arquitetos: o que todo profissional da área precisa saber

Inovação é uma palavra que está sempre presente no cotidiano dos arquitetos e urbanistas. Afinal, é constante a busca por esse objetivo em todos os projetos entregues, com a intenção de sempre trazer um toque a mais de refinamento, conforto ou qualquer outra característica que esteja nas necessidades do cliente. Por isso, não é de se estranhar que o empreendedorismo para arquitetos esteja tão em alta nos dias de hoje.


O mercado tradicional está cada vez mais obsoleto, apesar de que trabalhar em escritórios de arquitetura de terceiros ainda é um ótimo caminho para quem está iniciando na profissão. No entanto, as pessoas estão mudando, a forma de consumo também, e com isso os profissionais de arquitetura e seus modelos de negócio também precisam se adaptar.


Acompanhe este post e confira algumas dicas, tendências, ideias e inspirações para empreender na arquitetura!


Empreendedorismo para arquitetos: elaboração de plano de negócios


A definição de um plano de negócios para o seu empreendimento é o primeiro passo antes de avançar em direção ao empreendedorismo na arquitetura — e também em qualquer outra área do conhecimento. Isso porque empreender envolve uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, os quais normalmente arquitetos não aprendem na faculdade.


Os elementos envolvidos na visão empreendedora vão desde conhecimentos administrativos, para lidar com aspectos burocráticos e jurídicos de uma empresa; passando por um olhar mais de negócio, em que você consegue analisar o mercado e identificar as oportunidades e fraquezas, entendendo onde o seu negócio pode se encaixar de forma que atenda uma dor real do mercado e possa crescer; até algum entendimento sobre marketing, comunicação e publicidade, para elaborar um planejamento e dar conta de manter e aumentar suas vendas.


Para tudo isso, uma dica é começar a estudar alguns materiais e conteúdos especializados sobre empreendedorismo. O Sebrae é uma fonte que pode auxiliar muito nisso, além de oferecerem também cursos e consultorias para apoiar no desenvolvimento de novos empreendedores.


Definição da linha de trabalho


Para empreender na arquitetura é preciso que você defina uma linha principal de trabalho a qual deseja seguir. Essa é uma dica importante para quem está começando um novo negócio em qualquer área, mas também na arquitetura, que é começar com menos segmentos e, conforme você conseguir entregar valor para eles, avançar para aumentar seu escopo.


É fundamental entender que o empreendedorismo para arquitetos agrega todo um novo campo de responsabilidades, que é o de abrir e gerir um escritório de arquitetura, com seus processos e funcionários, ou seja, vai muito além de realizar projetos. Esses são alguns dos principais desafios.


Agora, também existem muitas vantagens, como o fato de não ter chefe, não precisar cumprir horários tão regrados e ter liberdade de gerir o negócio da forma que avaliar como sendo a mais adequada.


A definição do tipo de projeto com o qual se quer atuar também fica livre, porém, como mencionado anteriormente, é importante que seja traçado um plano neste sentido, ao menos para os primeiros meses de atuação do seu negócio. Pode ser projetos realistas, de interiores, paisagismo, arquitetura social e até mesmo canteiro de obras, o importante é focar em uma linha e seguir por ela.


O que saber para abrir um escritório


Assim, para encerrar nosso post de hoje, separamos para você, que está avaliando o empreendedorismo para arquitetos como uma possibilidade para a sua carreira, ter uma noção inicial de quais os primeiros passos para abrir um novo negócio no setor. Vale lembrar que cada negócio terá o seu processo, considerando que os sócios são diferentes, os clientes também, e da mesma forma as demandas e o mercado.


Aqui você terá, então, uma linha geral de por onde seguir para encontrar o seu próprio caminho empreendedor.


Como conseguir clientes


Neste aspecto a maioria dos empreendedores inicia com amigos e familiares, até que o portfólio vai surgindo e uma rede de indicações vai sendo criada. Além disso, divulgar seu trabalho também deve estar na lista de ações para conseguir novos clientes. Ter uma presença digital com site e redes sociais atualizadas, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de aumentar as suas possibilidades e visibilidade.


Esta é uma alternativa para iniciar o empreendedorismo na arquitetura, oferecendo projetos para conhecidos, amigos de amigos e pessoas do ciclo do empreendedor, até que isso deslanche e avance para além desta rede.


Não ter medo de se relacionar


No início pode parecer um pouco assustador entrar em contato com fornecedores para estabelecer parcerias ou até mesmo pensar em contratar novos colaboradores. No entanto, segundo dicas de profissionais que já passaram por esse caminho, é preciso encarar e estar aberto para que o negócio vá para frente.


Da mesma forma, você não deve ter receio de se promover e de tentar vender os eu trabalho em todos os espaços e círculos sociais que você tiver. Isso faz parte da construção de um bom networking, que no universo do empreendedorismo consiste na conexão com profissionais que passam a fazer parte da sua rede profissional e nos quais você pode se inspirar e também obter indicações. Não é mal nenhum errar neste momento, vai fazer parte do seu processo, e ao longo dele você vai aprendendo a com melhorar.


Estar em formação contínua e se atualizar das tecnologias mais modernas de modelagem tridimensional para elaboração de maquetes eletrônicas, passeio virtual e tour 360 também pode ser um ótimo caminho para você se destacar. Para isso, saiba o que está acontecendo no mercado e esteja sempre em dia para não ficar para trás da concorrência.


E aí, surgiu alguma ideia inovadora para colocar o empreendedorismo para arquitetos em prática no seu dia a dia? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este e despertar cada vez mais ideias para elevar a sua carreira a outro patamar!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza