Gestão de projetos para engenheiros e arquitetos

Atualizado: 8 de Out de 2019

As relações comerciais no mercado estão diretamente ligadas à produtividade das pessoas, ou seja, quanto elas efetivamente produzem dentro de um número de horas e recebendo determinada remuneração por isso. O Relatório de Economia e Desenvolvimento (RED 2018), divulgado em maio deste ano durante o Seminário de Competitividade e Crescimento Econômico no Brasil, traz uma análise dos fatores que influenciam o ambiente da produtividade. Os principais exemplos destes elementos são: competição, financiamento, relações de trabalho e entre empresas. Para alcançar estes resultados, a gestão de projetos se mostra essencial.

No caso do mercado de engenharia e arquitetura, são exigidas entregas cada vez melhores e mais rápidas, mas sempre com os menores custos e riscos dentro da operação. Como alcançar bons níveis de produtividade neste contexto de alto dinamismo e complexidade? Neste artigo, nós temos uma dica: é imprescindível adotar um modelo de gestão de projetos baseado em prioridades e objetivos. Inovação, tecnologia, capacitação e simplificação de processos foram as palavras-chave levantadas no Seminário, e são aspectos primordiais no dia a dia desses profissionais. Acompanhe o artigo para entender o que é e como implementar de forma eficiente um modelo de gestão de projetos em engenharia e arquitetura.


O que é gestão de projetos em engenharia e arquitetura


Gestão é um termo bastante amplo, que costuma se referir à manutenção e cuidados de processos dentro de uma organização. A gestão, no entanto, não está necessariamente atrelada somente ao universo do mercado de trabalho, como é o exemplo de uma casa. As pessoas precisam estar a par do que terminou na geladeira e na despensa, o que precisa ser comprado e quando, se a casa precisa ser limpa, se as roupas de cama e toalhas estão sendo trocadas regularmente, enfim. Uma série de questões do dia a dia de todas as pessoas as quais precisam de uma gestão.

No caso dos projetos de arquitetura e engenharia, a gestão está muito mais relacionada à definição de um processo estruturado e lógico que possa ser facilmente escalável, ou seja, replicado em outros momentos, contextos e com outros clientes. Para isso, alguns autores definem a gestão de projetos como um conjunto de técnicas e ferramentas pensadas para permitir que a empresa desenvolva certas habilidades, conhecimentos e capacidades individuais na equipe, de modo a habilitar as pessoas a lidarem com quaisquer circunstâncias que venham a se apresentar.

Por meio da estruturação de um processo, todas as pessoas da equipe que têm alguma participação em um projeto poderão estar totalmente alinhadas quanto às expectativas do cliente com aquele projeto, quanto ao briefing e às referências nas quais o projeto irá se embasar, além de poderem estar sempre cientes, individualmente, dos acontecimentos e avanços da equipe como um todo, conseguindo dimensionar como o projeto está evoluindo. Dessa forma, os riscos são minimizados, os gastos são melhor controlados e os prazos de entrega ficam muito mais claros, evitando atrasos e garantindo um serviço de alta qualidade.


Por que aplicar gestão de projetos


O primeiro motivo pelo qual podemos dizer que é importante aplicar gestão de projetos é a competitividade do mercado. Um projeto bem gerenciado, que tenha por trás uma pessoa responsável exclusivamente pela sua gestão, tende a desempenhar muito melhor e, assim, se diferenciar da concorrência. O mundo moderno e o comportamento dos consumidores estão passando por constantes mudanças. O profissional de gestão de projetos é quem deve estar mais antenado e entender como adequar cada projeto a elas.

Outro motivo que queremos apresentar aqui pelo qual acreditamos que você deve buscar imediatamente investir em um especialista para gestão de projetos de engenharia e arquitetura para a sua equipe, se você ainda não o fez, é o alto risco envolvido nesses empreendimentos. Normalmente, as equipes de projetos são estruturadas de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas para entregar uma obra completa ao cliente. Essa grande quantidade de pessoas também desempenha uma ampla quantidade de atividades no dia a dia, e tudo isso precisa ser controlado. As atividades de um projeto de engenharia ou arquitetura precisam seguir uma sequência lógica e as boas práticas de cada área, o que implica um grande risco caso alguma delas saia do planejado. Para organizar e manter essas engrenagens funcionando, o papel da gestão de projetos é essencial.


Terceiro fator que achamos importante salientar sobre a importância de implementar um modelo de gestão de projetos no seu escritório: a integração proporcionada, além da equipe interna, com os times de fornecedores. O relacionamento com fornecedores é sempre muito importante para o andamento de qualquer projeto. Se você está planejando a construção de uma sala comercial para uma empresa, por exemplo, é muito importante pensar nos materiais que irá precisar, de forma que estejam adequados ao projeto e às necessidades e desejos do cliente. Essa logística requer atenção redobrada quando diversas pessoas ficam responsáveis por ela, sem uma centralização, correndo ainda o risco de atrasos e falhas na entrega final. Mas, se um único profissional ficar responsável pela gestão deste projeto com um olhar macro do negócio, as chances de erros são minimizadas e a qualidade do empreendimento ao final fica muito melhor.


Capacitação e qualificação de profissionais


Estamos falando bastante sobre a figura do gerente de projetos, mas queremos destacar que nós não queremos dizer com isso que a única forma de ter uma pessoa responsável pela gestão de projetos no seu escritório seja trazendo alguém de fora para isso. Os próprios arquitetos e engenheiros desenvolvem muito habilidades analíticas e de resolução de problemas no dia a dia, então podem perfeitamente se especializar em gestão e passar a desempenhar esta função. O detalhe é: se você for o engenheiro ou arquiteto responsável por um projeto, o ideal é que você não assuma também a posição de gerente deste mesmo trabalho, mas que conte com alguém coordenando isso para que você possa extrair o máximo potencial da sua expertise e entregar o melhor projeto que aquele cliente já viu.

Existem diversos cursos que auxiliam na capacitação de profissionais de engenharia e arquitetura em gestão de projetos, até porque o profissional multifacetado é um dos mais procurados no mercado de trabalho, que vem se modificando a cada dia. Estar qualificado para atuar na função de gerente de projetos torna você um profissional muito mais completo e preparado para as oportunidades que o mercado trouxer. Além de toda o conhecimento técnico da engenharia e arquitetura, o gerente de projetos nessas áreas precisa ter também algumas habilidades comportamentais e estratégicas que podem ser treinadas em programas de capacitação como cursos de pós-graduação, por exemplo.

Um aspecto essencial neste processo e que vem ganhando mais força a cada dia é o estudo e a aplicação de tecnologias na gestão de projetos de engenharia e arquitetura. A tecnologia é uma importante habilitadora durante o processo de criação, planejamento, execução e, principalmente, gestão de projetos. Por meio de alguns recursos de modelagem 3D como plantas humanizadas, maquetes eletrônicas, passeios virtuais e tours 360, você, enquanto gerente de projetos, consegue visualizar todas as etapas do trabalho que está sendo desenvolvido, tendo melhor entendimento sobre como tudo está avançando e podendo sugerir modificações ao longo do processo, para que a entrega se ajuste às melhores condições possíveis. Tanto em termos de interesses do cliente, quanto em capacidade produtiva da sua equipe, e também de custos e relacionamento com fornecedores.


Agora, aproveite que você já deu o primeiro passo em busca da sua qualificação técnica para ser um gerente de projetos e acesse o nosso blog para conhecer ainda mais conteúdos como este, que poderão ajudar você em sua evolução de carreira dentro da engenharia ou arquitetura. Não perca nossas novidades!



Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza