Meu empreendimento não está vendendo, e agora?

Profissionais ligados à construção civil no Brasil já estão acostumados a lidar com o vai-e-vem da economia. Após cinco anos em queda, o PIB do setor aumentou 1,6% em 2019, bastante impulsionado pelo mercado imobiliário, que registrou crescimento de 9,7% de vendas totais no mesmo período.


2020 chegou e com ele as perspectivas de dias ainda melhores: a estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) era de que o setor cresceria 3% e geraria entre 150 mil e 200 mil novos postos de trabalho. Aí veio um elemento não planejado ou esperado — a pandemia de coronavírus — e os impactos foram grandes. Apesar de o setor ter sido considerado como essencial no período de restrições, ainda assim o cenário não era favorável com a economia como um todo parada e sem movimentar dinheiro.


Se o seu empreendimento não está vendendo como você gostaria, mesmo após o setor ter conseguido se reerguer um pouco diante da crise, fique com a gente que vamos te dar três dicas práticas do que fazer.


#1 Atente-se a medidas econômicas


Ao longo da pandemia, uma série de medidas econômicas foram tomadas pelo Governo Federal e também pelas esferas estaduais e municipais, dentro de suas respectivas competências, para auxiliar financeiramente profissionais e setores que foram muito atingidos pelos impactos do isolamento e do fechamento de comércios.


Dentre elas estão os juros baixos nos bancos, que motivaram muitos consumidores a investir no setor imobiliário, tomar empréstimos e financiamentos. Tudo isso influenciou também na alta do valor dos imóveis em alguns lugares do país, o que converge diretamente para maiores vendas por parte das construtoras e incorporadoras.


Por isso, a dica é: atente-se ao cenário da sua cidade ou estado e perceba como está o comportamento dos clientes e as movimentações de mercado. Além disso, aproveite as oportunidades geradas pelas medidas econômicas que apresentam impacto direto nos seus negócios e em como você pode transformá-los.


#2 Veja seu estoque como oportunidade



Lançamentos imobiliários durante a crise foram sucesso em alguns lugares, porém em outros estandes de vendas foram impedidos de funcionar e as construtoras e incorporadoras enfrentaram dificuldades. Isso pode representar uma grande frustração, mas por olhando por outras lentes, pode ser uma significativa oportunidade.


Busque ressaltar as vantagens de ser o único comprador naquele momento, mesmo que seja após algumas unidades do seu empreendimento já estarem vendidas. Procure formas atrativas de anunciar aquele imóvel, tornando seu preço mais competitivo, oferecendo boas condições de negociação e pagamento. Lembre-se de falar sobre as condições de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, que possibilitam saque total do FGTS para quitação de imóveis.


Além disso, um aprendizado que a pandemia trouxe com mais intensidade para o setor e que pode ser aplicado neste caso: uso de canais digitais para divulgar o seu empreendimento. Aproveite o seu planejamento de marketing utilizado durante o lançamento e crie novos catálogos online, campanhas nas redes sociais e e-mails, e faça lives anunciando as unidades ainda não vendidas do seu empreendimento.


Chame o público por “últimas oportunidades de conquistar o imóvel dos seus sonhos” e agregue a essa chamada algumas características que você sabe que seu público tem interesse. Aproveite a oportunidade e se diferencie da concorrência!


#3 Tenha vendedores preparados


Contar com uma equipe de vendas preparada é a chave para os principais desafios de vendas de qualquer área. No setor imobiliário e da construção civil esse processo não é diferente: por isso, nossa última dica de hoje é que você capacite e mantenha seus vendedores o mais atualizados possível sobre o que há de novidade no mercado.


Prepará-los por meio de treinamentos e acompanhamento de seu trabalho no dia a dia pode ajudá-os a entender melhor como fazer as perguntas certas e saber ouvir o que o cliente realmente precisa, aumentando as chances de ser mais certeiros nas abordagens finais para fechamento de contrato.


Além do conhecimento completo sobre o cliente e sobre o empreendimento, forneça à sua equipe tecnologias que os auxiliem a operacionalizar o seu trabalho e otimizá-lo no dia a dia.


Isso pode passar desde produtos finais, como maquetes eletrônicas e passeios virtuais, construídos em softwares de modelagem 3D e que podem ser apresentados ao cliente a qualquer momento e de qualquer lugar; até tecnologias imersivas como realidade virtual e aumentada por meio de tours 360 onde o cliente tem a liberdade de se movimentar da forma que preferir em sua visita online ao imóvel.


Esses elementos proporcionam maior realismo e com isso transmitem segurança aos compradores, que terão mais chances de fechar a compra do seu empreendimento. Aproveite essas dicas e pare de se preocupar sobre seu empreendimento não estar vendendo tanto quanto você esperava. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de ainda mais conteúdos como este!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza