O que é e como usar o Passeio Virtual para seu projeto arquitetônico

O seu escritório de arquitetura, engenharia, construtora ou incorporadora já está estudando as possibilidades de incrementar novas tecnologias nos seus processos? Quando falamos em tecnologia, não estamos necessariamente nos referindo a vocês, profissionais da área, aprenderem programação ou desenvolvimento de softwares, ou de contratar grandes equipes para pensar nesta produção. Estamos falando da implementação de tecnologias e serviços de modelagem 3D e criação de ambientes virtuais. Esta é uma tecnologia que requer conhecimento técnico para sua utilização, porém os softwares são desenvolvidos com interfaces intuitivas e de fácil navegação aos usuários, dando aos processos e projetos arquitetônicos uma nova cara, muito mais ágil e eficiente.

Desde a concepção do projeto, passando por toda sua criação, até sua apresentação ao cliente e divulgação enquanto lançamento imobiliário. Em todas estas etapas, o uso de softwares de modelagem 3D garante possibilidades esteticamente interessantes e atrativas por meio de recursos como plantas humanizadas, maquetes eletrônicas, passeios virtuais e tours 360. Neste artigo, vamos falar mais a fundo sobre o que é um passeio virtual e como ele pode ajudar na sua estratégia e execução de projetos arquitetônicos.


O que é um passeio virtual



O passeio virtual consiste em uma imersão no empreendimento imobiliário por meio da criação de um vídeo com recursos digitais de modelagem 3D. Arquitetos e profissionais de design de interiores podem criar, em seus computadores por meio de softwares especializados, todo um ambiente interno e externo da obra em que consiste seu projeto, e apresentá-lo em uma tela de celular, tablet ou computador. Além da apresentação do vídeo em uma reunião, o seu material pode ser divulgado em estratégias de marketing nas suas redes sociais e campanhas de e-mail, aumentando ainda mais o alcance, a credibilidade e a visibilidade da sua marca.

Existem diversas possibilidades de criar ambientes virtualmente, como comentamos na introdução deste artigo, mas o passeio virtual se destaca entre elas por ser entregue em formato de vídeo. Um estudo divulgado no primeiro semestre pela consultoria McKinsey para o Google identificou que houve um aumento de 145% no consumo de vídeos feitos para o meio digital nos últimos quatro anos, e que 86% dos brasileiros assistem a conteúdos em formato audiovisual.

No caso do passeio virtual em formato de vídeo, o potencial comprador será conduzido pelo imóvel como em uma visita real presencial, porém com a vantagem de sequer precisar sair de casa ou do escritório de arquitetura contratado. Os passeios virtuais são vídeos com direito a todos os recursos audiovisuais que se quiser empregar. Desde personagens animados, passando pela inclusão de objetos de decoração, até efeitos de transição nas imagens e trilha sonora. Além disso, o vídeo é criado com a perspectiva de primeira pessoa, proporcionando ao cliente uma experiência imersiva e fazendo com que ele se sinta dentro do imóvel, mesmo que este ainda não esteja com sua construção finalizada.

É importante lembrar que os passeios virtuais são sempre criados a partir das plantas técnicas de projetos arquitetônicos, mantendo todas as medidas e proporções definidas, apenas acrescentando aspectos visuais como decoração dos ambientes e até mesmo simulação de animações e personagens usufruindo das instalações do ambiente, conferindo realismo ao seu projeto e transmitindo segurança a quem assiste. Além disso, para orientar a produção deste material, é importante criar um roteiro do caminho da câmera, sinalizando aos profissionais que irão desenvolvê-lo quais são os pontos fortes do projeto e como os ambientes devem ser mostrados.


Benefícios para projetos arquitetônicos


O uso de um recurso como o passeio virtual para projetos arquitetônicos pode trazer diversos benefícios, desde o desenvolvimento até a venda. Vamos citar aqui três principais razões para você procurar, se ainda não o fez, um bom fornecedor de modelagem 3D para os seus projetos.


1 - Facilidade no entendimento do imóvel e do projeto


Esta é uma vantagem tanto para os profissionais de arquitetura e design de interiores responsáveis pelo projeto, quanto para o comprador do imóvel. O seu processo criativo, enquanto arquiteto, torna-se muito mais acessível com a adoção de um passeio virtual, podendo ter uma compreensão mais evidente de como está indo o projeto e fazer mudanças no meio do caminho, conforme a avaliação do cliente ou a sua própria. Uma cor que não encaixou tão bem em um ambiente, ou um espaço de circulação que poderia ser melhor planejado são exemplos de detalhes que podem ser percebidos no passeio virtual, mas poderiam demorar até a construção do imóvel, de fato, para serem identificados e possivelmente alterados.


2 - Experiência do cliente


Segundo pesquisa do Think with Google sobre os hábitos de consumo de vídeo dos brasileiros, o segundo maior motivo pelo qual as pessoas assistem a vídeos, apresentado por 29,8% dos usuários entrevistados, é para buscar conhecimento mais aprofundado sobre algum tema, produto ou serviço de seu interesse. Por isso, por que não oferecer essa experiência para o seu potencial cliente e mostrar a ele um vídeo de alta qualidade com imagens do imóvel que ele está buscando? Praticidade, realismo e conforto. O cliente fica dentro do escritório e faz uma visita ao imóvel tendo acesso a todas as informações e detalhes, e ainda podendo esclarecer qualquer eventual dúvida. Essa experiência será inesquecível.


3 - Argumento de venda


Por fim, na maior parte das situações, escritórios de arquitetura e construtoras buscam vender seus projetos. Para isso, lembre-se de que o passeio virtual também pode ser um importante aliado. Construtoras e incorporadoras, por exemplo, podem utilizar este recurso para apresentar um imóvel na planta a potenciais investidores. Imobiliárias e escritórios de arquitetura já podem, além disso, promover visitas aos imóveis. O passeio virtual é a cartada final do seu escritório ou construtora na venda, pois é ali que você mostra todo o potencial do imóvel com realismo, tirando espaço de conjecturas e devaneios por parte do cliente, e mostrando as coisas como elas realmente serão ao final do projeto construído. Com isso, a sua venda fica muito mais eficaz.


Agora que você conheceu um pouco melhor o que é um passeio virtual, como ele pode ser usado, e os principais benefícios de sua aplicação em projetos arquitetônicos, entre na nossa página e fale com um consultor para fazer o orçamento mais adequado para o seu momento de implementação dos passeios virtuais e aumento da satisfação dos seus clientes e das suas vendas de imóveis. Para ver mais conteúdos como este, acesse nosso blog!



Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza