O que não fazer ao contratar um serviço de maquete eletrônica

Apesar de ainda ser um dos setores menos digitalizados do Brasil, a construção civil vem buscando aderir às novas tecnologias disponíveis. Uma delas é o uso de conteúdos visuais 3D nos projetos e campanhas de lançamentos imobiliários. No entanto, por ser um serviço novo, ainda ficam muitas dúvidas, e neste post queremos te ajudar a entender o que não fazer ao contratar fornecedores nesta área.

Os principais erros costumam vir justamente pela novidade do serviço, ou seja, as construtoras e incorporadoras ainda não têm bom discernimento do que é necessário para implementar projetos imobiliários tridimensionais e de que características devem ser avaliadas nos diferentes fornecedores para realizar a melhor escolha.

Uma coisa é certa: já é de comum acordo que conteúdo visual 3D agrega valor, possibilita um melhor dimensionamento do empreendimento lançado e auxilia na aproximação da empresa com o seu público. Assim, confira a seguir algumas dicas do que não fazer ao contratar um serviço de maquete eletrônica e prepare o seu negócio para a digitalização.


Não definir critérios para escolha do fornecedor


Uma das maiores dificuldades das construtoras e incorporadoras na hora de optar por um fornecedor de projetos imobiliários tridimensionais está na definição de que critérios avaliar para chegar na decisão final. Muitos ainda guiam essa escolha pelo valor do serviço e pelo nome da empresa fornecedora, e isso é um erro.

Assim, para além da tradicional pesquisa de mercado, é preciso investigar em cada uma das opções encontradas alguns pontos decisivos:


  • Responsabilidade: a empresa transparece ser idônea no cumprimento de prazos? Possui boa credibilidade no mercado?

  • Qualidade técnica: o portfólio mostra entregas com boa apresentação, coerentes com os tipos de projetos propostos e alguma se destaca como correspondente ao lançamento que você está fazendo?

  • Comprometimento: há relatos de clientes satisfeitos com o serviço daquele fornecedor, ou cases de sucesso de projetos desenvolvidos por eles, que demonstrem comprometimento da empresa de pegar um projeto e entregá-lo ao final?

  • Cordialidade: o atendimento na solicitação de orçamento e esclarecimento de dúvidas foi bem realizado? O fornecedor foi proativo buscando entender as suas necessidades e fazer as melhores sugestões de acordo com elas?

  • Capacidade de realização: a empresa é grande, formada por uma equipe com várias pessoas e equipamentos? Ou é um freelancer que pode não dar conta de entregas maiores por trabalhar sozinho?


Não realizar planejamento de conteúdo


Assim como a criação de conteúdo para blog posts ou redes sociais exige planejamento, os projetos imobiliários tridimensionais também. O tempo de realização é o primeiro ponto que deve ser planejado, considerando que existe uma série de etapas que precisam ser cumpridas até a entrega final. Desde a concepção das ideias, passando pela elaboração do projeto em si e pelas revisões, até os ajustes para a entrega final. Tudo deve ser previsto em um cronograma que considere o tempo de execução de cada etapa, para que não ocorra frustração por expectativas mal alinhadas.

Além disso, planejar o conteúdo em si também é muito importante, e não o fazer é um grande erro cometido pelas empresas. A ideia de um conteúdo visual 3D para integrar campanhas de lançamentos imobiliários é que essas peças sejam divulgadas em diferentes canais e formatos. Tudo isso deve estar claro para você quando for contatar os possíveis fornecedores, e pode ser discutido com eles também para que tragam ideias e sugestões. Se a sua estratégia se desenha para divulgação no Instagram, é preciso que as peças sejam pensadas para este formato. Sem o devido planejamento, corre-se o risco de o fornecedor entregar um material totalmente diferente e que não atende a sua necessidade.


Não ter boa comunicação com o fornecedor


Após contratar o seu fornecedor é essencial que seja definida uma boa linha de comunicação entre vocês. Logo nas primeiras reuniões, estabeleçam qual ou quais serão os canais pelos quais vocês poderão se contactar, como e-mail, Whatsapp, telefone ou videoconferências, por exemplo. A partir daí, criem uma rotina de contato para acompanhar o desenvolvimento do projeto e também para sanar quaisquer dúvidas.

Sobre isso, para evitar contatos frequentes com dúvidas e uma possível postergação de entrega do resultado final, é preciso fazer um bom briefing do que você deseja para a sua comunicação com aquele conteúdo. Para quem você está lançando o empreendimento em questão, com que intensidade será aplicada a sua campanha, que linguagem fala esse público, como chegar melhor nele e tantos outros alinhamentos possíveis. Defina bem o objetivo da sua campanha e garanta que o fornecedor entendeu.

Por último, mas não menos importante, tenha registro de tudo o que é conversado entre você e o fornecedor. Não definir um contrato de prestação de serviço ou não manter um histórico por escrito das decisões tomadas é uma das principais coisas que não se deve fazer ao contratar um serviço de maquete eletrônica. Por meio do contrato e da anuência de todos, as partes têm comum acordo sobre como o projeto será desenvolvido, quais as obrigações e responsabilidades de cada um, além de todos os prazos e aspectos de pagamento. Já o registro de histórico serve para que após uma reunião, por exemplo, as decisões não fiquem somente na conversa presencial, mas constem por escrito em um e-mail, por exemplo, para evitar possíveis desentendimentos posteriores.

Para conhecer mais detalhes sobre como é calculada a prestação de serviço de maquete eletrônica para lançamentos imobiliários e sobre diversos outros temas ligados ao mercado da construção civil, acompanhe o nosso blog.


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza