Os 5 principais estilos arquitetônicos para você se inspirar

Atualizado: Ago 18

A arquitetura é um campo amplo que envolve uma série de técnicas e estudos específicos. No entanto, ela se conecta com diversas outras disciplinas de diferentes formas, como a sustentabilidade por meio de Green Buildings, a decoração por meio dos projetos de design de interiores, a natureza e meio ambiente por meio do paisagismo, e a história por meio dos diferentes estilos arquitetônicos.

Arquiteturas contam histórias, trazem representatividade das vivências dos povos que as elaboraram e que em suas estruturas habitaram. Agregam e carregam consigo marcas do tempo e dos diferentes acontecimentos, como guerras, terremotos e demais desastres naturais e até catástrofes originadas por ação humana.

Para você se inspirar em como a arquitetura pode contar histórias e refletir realidades, confira os 5 principais estilos arquitetônicos que marcaram a humanidade.


Clássico


Compreendido em um período de tempo entre o apogeu das culturas grega e romana, o estilo clássico de arquitetura remonta um vocabulário próprio das obras erguidas durante estes reinados. Como principal referência deste estilo temos o templo de mármore Partenon, que reflete características de rigor e simetria respeitando elementos geométricos e tendendo à perfeição matemática. As colunas, arcos e estátuas são os principais marcos deste estilo arquitetônico, permeando grandes obras como templos, praças, mosteiros, bibliotecas e pontes.


Romântico


Avançando um pouco mais no tempo surge na Europa, durante o século X, o estilo arquitetônico Romântico, remetendo às obras erguidas durante a Idade Média. O estilo surgiu com a intenção de ser menos rígido do que as construções clássicas, motivo pelo qual incorporou referências de diversos povos e outros estilos para se consolidar. Já com o uso de ferro e aço em suas estruturas, a arquitetura românica se caracteriza por essa mescla de estilos, com geometrias irregulares e planos em movimento. O Palácio de Westminster, em Londres, é um dos mais conhecidos representantes deste estilo.


Gótico


Um dos estilos arquitetônicos mais marcantes da história, o Gótico surgiu em meados do século XII por uma visão muito forte da Igreja Católica do teocentrismo. Por isso, algumas das obras com maior incidência deste estilo foram catedrais como a de Notre Dame. Desde a planta térrea construída em formato de cruz passando pelos vitrais e ornamentações, até as estruturas verticalizadas e pontiagudas, remetendo à grandeza propagada pela religião. As esculturas de gárgulas caracterizam muito bem este estilo arquitetônico.


Moderno


Mais comumente associada às artes Barroca, Neoclássica e Art Nouveau, a arquitetura moderna surgiu entre os séculos XIX e XX como um conjunto de escolas arquitetônicas para além de um movimento. Assim, contempla muito do estilo gótico, resgatando a imponência e extravagância dos tetos e colunas elevados. Ao mesmo tempo, traz elementos inovadores para a época, como curvas, espirais e efeitos visuais para agregar maior dinamismo às obras. Além do estilo gótico bastante remontado na arquitetura barroca, a neoclássica traz muito das antigas obras clássicas gregas e romanas porém adaptando-os à realidade de seu tempo. Dentro deste estilo há também a vertente do pós-modernismo, agregando elementos relacionados ao futuro, como é o caso da famosa Ópera de Sydney.


Contemporâneo


O último de hoje, porém com certeza não o último da história, o estilo arquitetônico contemporâneo engloba uma série de movimentos voltados a ideias mais divergentes dos padrões até então estabelecidos. Neste período, iniciado ao final do século XX e que perdura ainda até os dias de hoje, o grande objetivo é personalizar os espaços e torná-los únicos para as pessoas que nele habitam ou vivenciam. Estilos como o minimalista e o desconstrutivista fazem parte deste movimento, além do uso de materiais naturais e recicláveis nas construções e amplo aproveitamento da luz natural, auxiliando na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.


O que trouxemos neste post serviu para gerar curiosidade e inspiração em você? Então comece agora mesmo a aplicar alguns dos insights daqui nos seus novos projetos e conte com equipes especializadas para torná-los em realidade antes mesmo de começarem a ser construídos. Entre em contato com nossos consultores e marque um horário para conversar, e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos de inspiração e informações sobre o setor da arquitetura e da construção civil.


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza