Panorama do mercado da construção civil em 2020

Acompanhar o mercado da construção civil e suas tendências de crescimento, estagnação ou desaceleração é uma atividade que faz parte da rotina diária de todos aqueles que estão direta e até mesmo indiretamente envolvidos neste setor da economia. E 2020 chega trazendo boas notícias para esta área: o setor de construção civil deve crescer 3% e gerar 150 mil empregos em 2020, segundo estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conseguindo se recuperar após anos de recessão econômica no país.

Há muitos anos, a construção civil é um dos principais termômetros da economia brasileira, por ser um setor que possui grande capacidade de distribuição de renda no mercado e um dos que mais gera impostos para o país. Assim, quanto mais as pessoas e empresas aplicam valores na compra e venda de imóveis, mais aquecido fica o setor da construção civil, e consequentemente o imobiliário. Desta forma, a economia da cidade, estado e país como um todo torna-se mais pujante, também com a maior geração de empregos vinda deste crescimento e a circulação de ativos.

Para você se preparar para o que vem por aí, separamos neste post algumas dicas de como o seu escritório pode se diferenciar da concorrência e se destacar neste mercado que está caminhando para atingir o auge de sua recuperação após a crise e tem tudo para gerar resultados muito positivos para quem está inserido nele. Fique com a gente!


Construa com sustentabilidade


Uma tendência muito forte para este ano, considerando o grande potencial de crescimento do setor da construção civil, é a sustentabilidade dos negócios. O conceito diz respeito a características ou condições de um processo ou de um sistema que permitem que ele seja escalável e que se mantenha funcionando, durante determinado período. A utilização mais comum do termo está atrelada ao meio ambiente e a promover ações cada vez mais amigáveis, prezando pelo uso de energias renováveis, pela economia de água e luz e pelo desenvolvimento e utilização de materiais menos poluentes e que auxiliem nestes objetivos dentro das obras.

Além desta forma de sustentabilidade, é preciso pensar também em como você está mantendo o seu negócio. Para ser sustentável como empresa, além de prezar pelas questões anteriormente citadas dentro do seu próprio escritório, é essencial ter uma gestão eficiente. Assim, recomendamos que você esteja sempre atento ao seu planejamento financeiro, e que possa acompanhar os desdobramentos dele ao longo dos meses. Avaliar se os seus recursos estão sendo bem investidos, se a sua equipe está apresentando um desempenho satisfatório que está sendo revertido em lucro para a empresa, e até mesmo se os seus clientes estão satisfeitos e o que você pode fazer para melhorar essa relação. Todos estes são pontos que dizem respeito à sustentabilidade do seu negócio, e que podem te ajudar a sair na frente da concorrência se você colocar atenção a eles.


Fortaleça a sua marca


Nesta dica, podemos incluir o que foi falado sobre sustentabilidade, porque as linhas de pensamento e atuação que você e o seu escritório seguem dizem muito sobre como vocês trabalham, e podem conversar com as personas ideais que você deseja atingir. A marca de uma empresa vai muito além do nome, slogan e logo. São tijolos colocados dia após dia nas suas paredes, pequenas e grandes ações promovidas, e muito trabalho de posicionamento. Para fortalecer a sua marca no mercado da construção civil, nós recomendamos que você conte com uma equipe especializada em marketing digital e branding, de modo a pensar estrategicamente sobre como você deve se posicionar.

Como mencionamos anteriormente, tudo que você faz, fala e a forma como faz isso reflete em alguma percepção por parte das suas personas. No segundo semestre de 2019, o número de pessoas empregadas no setor da construção civil aumentou 0,9%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e são essas pessoas que fazem com que o setor exista. Por isso, um dos pilares que podem estruturar a sua diferenciação no mercado é o cuidado e o investimento na gestão das pessoas que trabalham com você. Pense em todos os aspectos nos quais você deseja se destacar e faça uma mensuração de como eles podem ser apresentados ao seu público para que a compreensão e os resultados sejam os melhores possíveis.


Invista em tecnologia


Por último e com certeza não menos importante, queremos trazer para você a dica de investir em tecnologia para se diferenciar no mercado da construção civil em 2020. Um exemplo de tecnologia que já é amplamente utilizada pelas empresas — e que não é um diferencial, mas uma obrigatoriedade nos dias de hoje — é o uso de site, blog e redes sociais. É por meio deles que a sua estratégia de marketing imobiliário será desenvolvida e colocada em prática, por meio da produção e divulgação de conteúdos educativos e relevantes, para atingir os públicos que você deseja ter como clientes. O investimento para manter esses recursos não é muito grande, então considere colocar isso nos seus planos para 2020 e procure um serviço especializado para otimizar ainda mais seus resultados.

Outro tipo de tecnologia que traz importante diferencial no mercado da construção civil é a produção de recursos com realidade aumentada e modelagem 3D de imóveis. Países como Estados Unidos e China já utilizam esses recursos em seu dia a dia, mas no Brasil o setor ainda está engatinhando neste sentido, apresentando pouca adoção. Esse tipo de tecnologia permite a produção de maquetes eletrônicas, passeios virtuais, tours 360 e plantas humanizadas de forma esteticamente muito bonitos e didáticos, e ainda trazem como benefício a redução do desperdício de materiais, custos e tempo de conclusão da obra, tornando o processo como um todo muito mais eficiente para os envolvidos.


Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então comece agora mesmo a fazer um planejamento de ações para que seu 2020 seja tão próspero quanto apontam as tendências de crescimento do setor da construção civil. Um dos primeiros passos para o sucesso você já deu, que foi ler este artigo para buscar atualização e conhecimento. Assim, recomendamos que você coloque como uma das prioridades para o seu escritório este ano acompanhar o nosso blog para ter acesso a cada vez mais conteúdos como este e aprimorar o seu trabalho.

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza