Passeio virtual: Como encantar seu futuro cliente

Muitas vezes assistimos palestras e ouvimos discursos voltados ao cliente no centro dos nossos negócios e das nossas tomadas de decisão. A ideia dessa mentalidade customer centered é a de promover aos atuais e futuros clientes experiências marcantes com a sua marca, desde um relacionamento nas redes sociais, passando por uma ação física de marketing na loja, até uma atenção especial dada na hora da compra. Pode parecer difícil pensar nessa ideia dentro da construção civil, mas neste artigo nós vamos te apresentar uma das principais técnicas utilizadas atualmente neste processo, que é o passeio virtual.

Este recurso consiste na produção de vídeos dos lançamentos imobiliários, que podem tanto ser executados com captura de imagens reais do imóvel, quanto com a criação de ambientes virtuais com base no projeto arquitetônico, no caso de o imóvel ainda estar em construção. Quer saber por que os passeios virtuais funcionam tão bem quando se trata de encantar potenciais clientes? Porque por meio desse produto final, o comprador ou investidor que procurou o seu escritório poderá ter uma ideia completa do imóvel em questão, tendo acesso a um maior aprofundamento e alto nível de realismo e, assim, sanando eventuais dúvidas que pudessem haver, facilitando sua tomada de decisão pela compra. Vamos entender um pouco melhor o que é um passeio virtual e como ele pode te ajudar no seu processo de aquisição e retenção de clientes.


Foco no cliente


Como comentamos anteriormente, as empresas que desejam se destacar hoje em dia precisam tomar suas decisões sempre pensando no melhor para o cliente. O objetivo final dos negócios é sempre vender para obter lucro e sustentar ou escalar a empresa. No entanto, sem pensar genuinamente no cliente em primeiro lugar, nenhum negócio terá sucesso em suas vendas. Segundo Philip Kotler, especialista em marketing digital, é para isso que estudamos e aplicamos técnicas do Marketing 4.0: para oferecer experiências ligadas a causas e valores pessoais de cada cliente. Kotler afirma que a maior parte do público consumidor não compra mais um produto apenas para suprir uma necessidade básica, ou para obter algo da marca X ou Y, mas por entender que aquele produto foi feito por uma marca que tem um propósito com o qual ela está alinhada, e por acreditar que aquilo faz sentido dentro de um contexto mais amplo com base nos seus valores.

Pode parecer complicado de obter essa plena compreensão do comportamento do consumidor mas, por enquanto, podemos utilizar o entendimento de que as pessoas precisam ser conquistadas e ter seu interesse pela sua empresa ou produto mantido, de modo que ela se sinta única e especial. Na vivência diária dos escritórios de construção civil é possível perceber que a compra de um imóvel é um momento muito importante na vida do cliente, e que merece ainda mais atenção e cuidado por parte da empresa do que a compra de outros produtos ou serviços. Normalmente nesses casos o valor de investimento é alto e os critérios de escolha são rígidos, considerando que aquele será o novo lar da pessoa, ou novo ambiente de trabalho. Por isso, fique atento para garantir que o cliente fique plenamente satisfeito.


Passeio virtual como estratégia


O passeio virtual é um vídeo, que pode fazer uso ou não dos diversos recursos audiovisuais disponíveis, como trilha sonora, corte de cenas, movimentação de câmera etc., e que traz detalhes em movimento de ambientes imobiliários, sejam internos ou externos. O objetivo principal desse recurso é guiar o futuro cliente por uma visita digital a um imóvel ainda não construído. O vídeo é produzido com base na planta técnica do imóvel e em um roteiro, valorizando os ambientes mais nobres e guiando o “visitante” como se ele estivesse caminhando pelos cômodos em uma visita real.

Agora que já sabemos como funciona, chegou a hora de efetivamente entendermos como o passeio ou tour virtual pode ser utilizado para conquistar e encantar os seus clientes. Este recurso pode ser apresentado tanto na sua estratégia de marketing imobiliário, quanto nas suas reuniões de negociação e apresentação de proposta.


Transparência


Quando o assunto é transparência, o tour virtual é uma ferramenta certeira. O vídeo final apresentado é construído com base na planta técnica original, mas conta com retoques estéticos acrescentando objetos de decoração, texturas e volumes por meio dos contrastes de luz e sombra. Assim, fica evidente para o potencial cliente como cada coisa funciona naquele ambiente, qual o espaço de circulação, onde é possível colocar cada móvel planejado e assim por diante. São benefícios que podem jogar muito a seu favor quando o assunto é encantar o cliente, porque ele terá tudo ali na mão, e o melhor, digitalmente, sem precisar sequer sair do seu escritório.


Segurança


Ao visualizar o imóvel de forma totalmente imersiva, o potencial cliente tem uma sensação de maior segurança com relação àquela compra. Por meio do passeio virtual o possível comprador consegue ter a real dimensão daquele empreendimento e entender como aquilo soluciona a dor dele. Se houver alguma dúvida com relação ao imóvel, ela pode ser facilmente resolvida por meio da apresentação de um passeio virtual detalhado e realista, funcionando como uma ferramenta essencial na tomada de decisão pelo fechamento de um negócio, por exemplo.


Custo-benefício


Além de todos os benefícios já apresentados, o passeio virtual é um produto muito eficiente para o seu escritório quando se trata de otimização de recursos. A produção dele não possui altos custos, comparando-se, por exemplo, com o deslocamento de um profissional para cada endereço para acompanhar visitas a imóveis. O vídeo também é um facilitador na apresentação de imóveis aos clientes, considerando que em um único computador ou dispositivo móvel é possível armazenar projetos de dezenas de imóveis, ao invés de precisar acompanhar o cliente a cada um dos empreendimentos. Essa facilidade torna-se uma experiência muito apreciada também pelos clientes, cujo tempo precioso é altamente economizado por meio dessa tecnologia.

Outra forma muito importante pela qual você consegue economizar ao utilizar um passeio virtual no seu processo de marketing e vendas é por conta da vantagem de não precisar contratar um decorador físico. Ao utilizar somente meios virtuais, o processo de venda torna-se automaticamente mais rentável.


Você ficou encantado com essas vantagens? Imagine o seu cliente! Entre agora mesmo na nossa página de orçamento e fale com os nossos consultores para entender como podemos te ajudar a incluir passeios virtuais na sua estratégia e encantar cada vez mais clientes. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e aprenda muito mais sobre esse e outros temas relacionados ao universo da construção civil.



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