Passo a passo para uma boa apresentação de projetos de arquitetura para iniciantes

Atualizado: 8 de Out de 2019

Pessoas iniciantes em determinado assunto, também conhecidas como leigas, são aquelas que desconhecem ou conhecem pouco sobre os trâmites e processos de determinado tema ou assunto. Os potenciais compradores de imóveis geralmente são leigos no que diz respeito ao projeto de arquitetura e ao processo comercial envolvido em sua venda. Mas isso não significa que eles serão facilmente convencidos: muito pelo contrário, eles possivelmente já terão lido na internet ou consultado pessoas conhecidas em pesquisa prévia e para ter um padrão mínimo de critérios a serem avaliados.

Por isso, é muito importante que os escritórios de arquitetura, construtoras e incorporadoras elaborem uma boa estratégia de apresentação de seu trabalho, buscando entregar valor real para esse potencial comprador, convencendo-o de que o seu projeto é a melhor opção para solucionar a dor dele naquele momento. Confira neste artigo os principais momentos da apresentação de um projeto de arquitetura, o que fazer em cada um deles e dicas para estreitar o relacionamento com o potencial comprador.



#1 Preparando a apresentação


Este momento é super importante na sua estratégia. Apesar de não aparecer diretamente na apresentação final, é graças a um bom preparo que você vai conseguir organizar todas as informações do projeto, de forma que o potencial comprador fique encantado e totalmente convencido.

A primeira coisa importante de se pensar durante o preparo da sua apresentação é a definição da linha de argumentação que será utilizada. Isso envolve desde o planejamento do que está sendo pensado pelo escritório para aquele determinado projeto, e seus devidos prazos de execução; passando pela delimitação de um conceito estético e funcional único para aquela obra e para as necessidades daquele cliente; até a organização de documentos fundamentais para o fechamento do contrato.

Os documentos merecem um destaque à parte, pois representam um aspecto muito importante e podem funcionar até mesmo como uma carta na manga para o seu escritório no momento da apresentação. É importante criar um contrato de serviço, deixando evidentes as soluções pensadas, como serão executadas e a forma como elas vão atender às necessidades do cliente naquele projeto, e também com algumas cláusulas comerciais que envolvem efetivamente questões contratuais de responsabilidades das partes, pagamento e afins.

Para isso, a nossa dica é: reúna todas as informações importantes em uma espécie de apostila, podendo ser plantas, cortes, imagens, estimativa de custos totais e o que mais você avaliar que seja importante para cada projeto específico, e tenha isso em mãos no momento da reunião de apresentação. Isso pode facilitar a sua argumentação em caso de dúvidas.


Imagem: Beoog


#2 A reunião de apresentação


Chega o momento de colocar em prática, diretamente para o cliente, todo o planejamento feito para aquele projeto. O momento deve ser de tranquilidade, pois você e o seu escritório entendem muito bem do que será apresentado, estudaram e pensaram no máximo de detalhes possível. Por isso, confie no seu trabalho e passe isso na sua postura e argumentação durante a reunião.

Além dos documentos que serão entregues ou compartilhados, uma apresentação de projeto de arquitetura requer técnicas de oratória, descontração e didática, mostrando cada parte do projeto de forma clara e precisa e mantendo um clima agradável na reunião. Para transmitir ainda mais credibilidade ao seu escritório, mostre alguns casos de sucesso, as chamadas provas sociais, que podem vir em forma de depoimento de clientes satisfeitos, prêmios já conquistados e até mesmo imagens de projetos já finalizados, trazendo os resultados alcançados. Além disso, procure compactar sua apresentação em um tempo aproximado de uma hora de duração, mais que isso pode torná-la cansativa para o cliente.

E qual a melhor maneira de mostrar o que você pretende fazer em uma obra? Recursos visuais. Com a evolução da tecnologia, as apresentações de projetos arquitetônicos atuais trazem muitas imagens. Desde plantas humanizadas, passando por maquetes computadorizadas, por passeios virtuais e até mesmo tours 360, todos criados por meio de softwares de modelagem 3D. Mostrar esses detalhes prende a atenção do potencial comprador e evidencia exatamente o que será feito no projeto, dando mais realismo e confiabilidade.

Durante sua apresentação, é legal utilizar algum vocabulário da área mas, para clientes leigos, o uso de muitos termos técnicos pode desmotivá-los e tornar a apresentação enfadonha. Apresente os termos da área, para demonstrar conhecimento e interesse em educar o cliente sobre o seu mercado, mas dê uma breve explicação sobre eles e procure fazer com que a maior parte da sua apresentação não envolva tanta tecnicidade. Assim, você consegue aproximar a linguagem o máximo possível ao cliente.


#3 Esclarecimento de dúvidas


Este não é um momento que deve acontecer unicamente ao final da apresentação, mas de forma cíclica durante toda a reunião. É importante que você dê abertura ao cliente para participar ao longo da exposição e tirar suas dúvidas. No entanto, após a apresentação de todos os detalhes do projeto, indicamos que você demonstre receptividade para dúvidas e até mesmo contestações: elas fazem parte da negociação.

A reunião de apresentação de um projeto de arquitetura tende a trazer muitas informações, o que é totalmente normal, dadas as dimensões do que será feito. Por isso, reforce com o cliente se ficou tudo entendido, se tem alguma dúvida ou algo com que o seu escritório possa ajudar, e até mesmo sugira de vocês marcarem outra reunião para conversar sobre a proposta após algum tempo de maturação da ideia. Nessa conversa, novos insights podem surgir, tanto da parte do escritório quanto do cliente, o que pode ser muito bom para agregar ainda mais ao projeto e à satisfação final.



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