Post Épico: Tudo sobre tour virtual 3D



Quando o universo da construção civil e imobiliário se fundem com a arquitetura, tecnologia e arte, temos como resultado a criação de obras de modelagem 3D que simulam ambientes reais. Esses produtos podem ir desde maquetes eletrônicas, que são imagens estáticas criadas para apresentar um imóvel por dentro e por fora para os potenciais clientes; passando por passeio virtual, onde uma série dessas imagens é criada em sequência e com aplicação de movimento e efeitos audiovisuais, entregando um vídeo como resultado final; até o tour virtual ou também conhecido como tour 360, que se assemelha às produções fotográficas em 360º nas quais o usuário navega escolhendo a direção da cena em que deseja olhar e experimentando a maior sensação de imersão no imóvel entre todas as opções de recursos anteriores.

Bom, é para falar um pouco mais sobre este último produto que trazemos este post épico para você. Quando falamos que o tour 360 é parecido com a fotografia em 360, o que queremos salientar é que, na maioria das vezes, a principal aplicação deste recurso pelo mercado imobiliário é para divulgar e apresentar aos clientes lançamentos de empreendimentos imobiliários. Ou seja: os imóveis normalmente ainda estão em etapa de construção, de modo que não é possível realizar fotografias, sendo o tour virtual o único recurso viável. Assim, o recurso para imóveis ainda não finalizados é criado por meio de softwares especializados de modelagem 3D onde os ambientes do empreendimento em lançamento são criados em computador e a navegação 360º é inserida.

Seja com o uso de imagens reais ou simuladas, a tecnologia 360 vem sendo amplamente aplicada em estratégias digitais, especialmente por conta das redes sociais, por ser um material de fácil visualização, grande interesse e simplicidade de compartilhamento. Por isso, neste post vamos explicar o que é um tour virtual, quais as principais formas de utilização, como realizar cada uma e quais os principais benefícios de se investir em uma estratégia deste tipo. Vamos lá?


O que é um tour virtual 3D


Como mencionamos anteriormente, o tour virtual consiste em uma ferramenta tecnológica que proporciona imersão e interatividade por parte dos seus clientes com os projetos de empreendimentos imobiliários do seu negócio. O setor da construção civil, por ser altamente tradicional, é um dos menos digitalizados e mais avessos, em geral, à implementação de novas tecnologias em seu dia a dia. Assim, talvez você perceba que este recurso do tour virtual é amplamente utilizado em outros setores da economia, mas é essencial para o seu negócio que você conheça a importância e as possibilidades dele para a construção civil.

O tour virtual 3D é totalmente desenvolvido com base no projeto arquitetônico, considerando todas as medidas e dimensões do imóvel e também todas as suas características técnicas, como aberturas, portas e janelas. De posse deste documento, é desenvolvida uma parte estética de decoração de forma simulada em um software de modelagem 3D, onde são adicionados, por exemplo, móveis, quadros, tapetes, azulejos, além de cores, luzes, sombras e volumes de todos os objetos da cena.

Normalmente a criação de tour virtual se dá cômodo por cômodo de um imóvel, de modo que é criado todo o quarto, por exemplo, e a ele é atribuída a capacidade de navegação 360º. Dali, o cliente pode clicar em uma seta, como no recurso Street View do Google Maps, e ir em direção à sala ou a cozinha, que também terá sido preparada e criada virtualmente com as mesmas condições. Assim, o cliente visualiza e navega por todo o imóvel, conhecendo em detalhes como pode ficar aquele projeto quando lançado.

E como eu faço um tour virtual para o meu empreendimento imobiliário? Bom, neste caso, o primeiro passo é compreender que existem profissionais de arquitetura e design de interiores, especialmente, que são especializados na construção deste tipo de produto. O trabalho é realizado por meio de softwares de modelagem 3D e não requer habilidades de programação, apenas conhecimento sobre a ferramenta e uma formação nas áreas que mencionamos.

Então, a sua construtora ou incorporadora não precisa pensar em, por exemplo, contratar uma equipe interna para desenvolver este tipo de projeto, ou capacitar os atuais funcionários para que aprendam a trabalhar com os softwares especializados de modelagem 3D. Basta procurar no mercado e você irá encontrar agências e até mesmo profissionais autônomos credenciados que possam executar este tipo de trabalho para a sua empresa.

O segundo ponto que queremos apresentar sobre o tour virtual é que ele pode ser altamente rentável para o seu negócio sob diversos pontos de vista. Isso porque a contratação de um projeto como este agrega grande valor às suas entregas para os seus clientes. Desde o diferencial inovador que a sua empresa poderá apresentar para o mercado, passando pela geração de credibilidade e acessibilidade para os clientes, até o próprio retorno sobre o investimento, considerando que um produto como um tour virtual pode ser apresentado de formas muito econômicas, sem necessidade de deslocamento humano e agendamento de horário.


Quando e como utilizar


Eis aqui uma das principais dúvidas que surgem quando apresentamos ou falamos sobre o recurso do tour 360: quando e como eu posso utilizá-lo dentro da rotina da minha empresa? O primeiro passo é aceitar o uso desta tecnologia — e outras que possam também lhe ajudar — e deixá-la fazer parte da sua empresa. Assim, sempre que houver um lançamento imobiliário para divulgar, você já terá o tour 360 como uma opção de entrega de valor e qualidade.

O tour deve ser previsto como uma entrega já no início do seu projeto. Isso porque a sua produção pelos profissionais especializados requer dedicação e algum tempo de investimento, considerando também o valor intelectual e criativo destes profissionais. Desta forma, estude neste e em outros posts nossos sobre o recurso de tour 360 e entre em contato com nossos consultores para entender o timing ideal da contratação deste serviço para os seus projetos.


Existem diversas situações nas quais recomendamos a aplicação de tour 360, vamos a elas.


Apresentação do projeto


O ganho de facilidade de entendimento do projeto por parte do cliente é uma das principais vantagens de se utilizar tour virtual na apresentação dos seus projetos. Importante lembrar aqui que este produto pode ser criado de forma genérica, para lançar um empreendimento imobiliário sem ter um cliente já definido, mas também pode ser criado especificamente para atender a um projeto específico de construção para um comprador já definido. Em ambos os casos,a forma de visualização do projeto fica muito mais clara e realista para o cliente por meio de um tour virtual, com todos os detalhes que já mostramos que podem ser inseridos. Pense na apresentação de uma planta técnica versus um tour virtual: qual deles você, se fosse comprar um imóvel, preferiria visualizar?

A planta técnica é um recurso essencial e obrigatório em todo e qualquer projeto de arquitetura, no entanto, a sua forma de apresentação é bastante técnica, como o próprio nome já diz, e a maior parte do público possui pouco conhecimento neste sentido para sua completa interpretação. Por isso a importância de se utilizar um tour virtual na apresentação dos seus projetos.


Relacionamento com o cliente


A tendência de crescimento da mentalidade customer centered, ou seja, consumidor no centro, busca posicionar sempre o seu cliente no foco de todas as estratégias de negócio e tomadas de decisão. Para isso, é preciso pensar na experiência do cliente como um todo com a sua marca, desde o primeiro contato, passando por todos os momentos de interação, pelo fechamento do negócio, até um acompanhamento no período de pós-venda com a manutenção de algum tipo de relacionamento. O principal ponto de entendimento para colocar isso em prática é investigar e conhecer muito bem o seu cliente e as necessidades deles. Assim, você poderá atuar de forma estratégica solucionando esse tipo de desafio e se mostrando como uma referência para ele.

Ao entregar um imóvel para um cliente, a sua empresa não está apenas prestando este serviço, mas mexendo com uma série de fatores relacionados à vida pessoal, aos sonhos e aos desejos deste comprador. Mostrar ao cliente ao longo do projeto que você se preocupou em construir uma entrega com o maior número de detalhes, produzindo um tour virtual para que ele possa navegar antes do imóvel estar finalizado e fazer suas sugestões, pode trazer grandes vantagens para o seu relacionamento com ele e denota grande foco no cliente, o que é muito valorizado pelo novo consumidor.


Argumento de venda


Para finalizar a sua dedicação na contratação de uma equipe especializada para a construção de um projeto 3D em formato de tour 360, saiba que ele poderá ser utilizado como a cartada final nas suas reuniões de negociação e fechamento de negócio. Ainda pensando um pouco na experiência do cliente, este tipo de recurso encanta o seu consumidor de uma forma que não é qualquer outra opção que consegue fazer. O consumidor 4.0, segundo Philip Kotler, compra muito mais embasado em suas emoções do que na razão, na grande maioria dos casos. Ou seja, o tour 360 pode ser utilizado para mostrar a qualidade técnica do imóvel que está sendo vendido, mas também para mostrar tudo isso para ele de uma forma mais humana e conectada com as suas necessidades.

Outro ponto positivo nesta etapa do seu processo de vendas é a possibilidade de acompanhamento do projeto durante todo o seu período de criação e desenvolvimento, e também de esclarecimento de dúvidas em qualquer momento que se fizer necessário. Por meio de um tour 360, o seu cliente poderá perceber que tipo de mobiliário combina melhor com cada cômodo, qual o espaço disponível para circulação, sugestões de decoração e utilização dos ambientes. Enfim, uma série de fatores que, ao apresentar as respostas ali no seu tour 360, o cliente dificilmente terá objeções que não possam ser contornadas.

O tour 360 como argumento de venda também costuma funcionar muito bem no caso de investidores de empreendimentos imobiliários que estejam em busca de novos projetos. Por todos os motivos apresentados já neste material, fica evidente que este pode ser um importante recurso para chamar a atenção dos investidores e fechar negócio.


Principais vantagens e benefícios


Já citamos anteriormente neste artigo algumas das principais vantagens e benefícios do tour virtual, como a acessibilidade, o realismo, o diferencial de inovação e a facilidade de compreensão dos projetos por parte dos seus clientes. Queremos destacar aqui dois pontos adicionais que consideramos como vantajosos com relação ao uso de tour virtual, antes de finalizarmos com nosso resumo dos principais benefícios. São eles a criação de conteúdo para marketing imobiliário e o custo-benefício.


Marketing imobiliário


Ao longo deste artigo mostramos que o tour virtual é um produto final que a sua construtora ou incorporadora pode utilizar para apresentar ao cliente, para divulgar um lançamento imobiliário ou até mesmo para conquistar o interesse de investidores. Por ser um arquivo final em uma plataforma que converte a imagem panorâmica construída em um tour 360, ele poderá ser utilizado nos seus canais digitais como um conteúdo que mostra o resultado do trabalho da sua empresa.

Desde a divulgação nas redes sociais da sua empresa, passando por campanhas de e-mail marketing enviadas à sua base, até a criação de catálogos online e digitais, onde constem todas as informações técnicas do empreendimento de modo a oferecer esclarecimento sobre quaisquer dúvidas para os potenciais clientes. Assim, você consegue utilizar o tour virtual para além de cada projeto pontual, mas como um conteúdo perene que possa atrair a atenção para a sua empresa.


Custo-benefício


Por fim, não poderíamos deixar de citar a otimização dos seus recursos proporcionada pela implementação de um tour 360. Neste ponto, o que queremos destacar é que a o investimento que você precisará fazer é muito menor — proporcionalmente e considerando todo o valor agregado e durabilidade deste material —, do que o que você gastaria com o deslocamento de vendedores até os clientes e com o próprio acompanhamento em visitas de imóveis.

Além disso, por meio da possibilidade de armazenamento e acesso a este conteúdo em larga escala e por meio de qualquer dispositivo eletrônico, torna-se muito mais prático apresentar os projetos de qualquer lugar e a qualquer momento, sem custos adicionais. Outro custo que é suprimido com o uso de tour 360 é o da decoração de realização de show rooms e feirões, porque você poderá incluir no seu projeto uma série de artifícios de decoração sem precisar investir na compra desses elementos físicos, e podendo apresentar um lançamento completo ao seu cliente.

Confira então um resumo das principais vantagens e benefícios de utilizar tour virtual na sua estratégia de marketing, vendas e relacionamento com os clientes.


  • Disponibilidade

  • Diferencial de inovação

  • Realismo

  • Segurança

  • Transparência

  • Conteúdo para marketing digital

  • Custo-benefício

Gostou deste guia sobre tour 360 e sobre a importância de utilizá-lo seu negócio imobiliário? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro do melhor conteúdo para o setor!


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