Quando e por que usar uma maquete eletrônica: conheça 3 situações possíveis

Também conhecida como maquete 3D, a maquete eletrônica é um recurso utilizado por escritórios de arquitetura, design e engenharia que consiste em uma simulação volumétrica em escala real de um desenho de projeto. Quando se trata de um lançamento de empreendimento imobiliário, é importante lembrar que a visita ao imóvel não é possível de ser realizada de forma presencial, considerando que o espaço ainda está em construção.

Neste caso, deve-se pensar em como garantir a melhor experiência para o seu cliente, fazendo com que ele consiga, mesmo sem a visita presencial, conhecer o imóvel que deseja comprar, entender todos os detalhes do ambiente e solucionar todas as possíveis dúvidas que possam surgir ao longo da negociação. Neste artigo, vamos apresentar as principais situações em que se pode utilizar maquetes eletrônicas, e os motivos que levam a isso.


Lançamentos imobiliários


A primeira situação em que queremos indicar a você o uso de maquetes eletrônicas é em sua estratégia de vendas. Maquetes 3D são construídas a partir de softwares profissionais de modelagem tridimensional. Este recurso sempre tem como base uma planta técnica, produzida por profissionais de arquitetura, mantendo os ambientes fiéis às medidas, fachadas e cortes reais. A maquete simula um imóvel, de forma estática, com possibilidade de visualização de toda uma sala, quarto, banheiro ou mesmo churrasqueira, por exemplo, com diversos detalhes de luz, sombras, cores, texturas e volumes.

A maquete eletrônica é uma estrutura rica em detalhes, trazendo um ar de realismo ao criar ambientes internos e externos do que será o futuro imóvel. Por meio de maquetes eletrônicas, então, é possível apresentar ao cliente imagens de um imóvel ainda não construído durante todo o seu processo de vendas, desde catálogos digitais, por exemplo, passando pela conquista de parceiros para a obra, até o momento da visita ao imóvel e reuniões de negociação.


Imóveis já construídos


No caso de imóveis que já estejam construídos, o recurso de maquete eletrônica também pode ser utilizado, principalmente no que diz respeito a reproduzir imagens fiéis deste ambiente. Por vezes, empreendimentos imobiliários à venda não são decorados, ou são construídos em locais com difícil acesso. Por isso, fotografias e gravações de vídeo podem não transmitir as reais dimensões e sensações daquele espaço. A maquete eletrônica entra neste quesito como um recurso providencial no contorno deste desafio.

Outro exemplo disso são as fachadas do empreendimento, que podem estar cobertas ou com visão limitada, interferindo na obtenção de uma boa imagem daquela cena. Com a criação simulada daquele imóvel em uma maquete 3D, a apresentação para o cliente fica completa, rica em detalhes e sem qualquer impeditivo de visualização.



Estratégia de marketing imobiliário


No caso de sua estratégia de marketing digital para atração e relacionamento com potenciais compradores de imóveis a maquete 3D também pode ser de muita relevância. O material construído pode integrar sua rotina de produção de marketing de conteúdo. Se o seu escritório conta com uma presença digital bem estruturada, pense em aproveitar essas maquetes já criadas como forma de divulgação.

Desde blogposts sobre assuntos relacionados ao seu negócio, passando por dicas sobre como escolher o melhor imóvel, maquetes eletrônicas podem ser utilizadas como uma forma de ilustrar seus posts. Nesta situação recomendamos que você tenha todos os registros do andamento de cada projeto, sinalizando para o seu leitor se aquela maquete em especial é de um imóvel já vendido, representando um case de sucesso para o seu escritório, ou se é de um que ainda está em lançamento, podendo funcionar como um atrativo.


Estas foram algumas dicas de situações em que maquetes eletrônicas podem ser utilizadas. As ideias ajudaram? Então acompanhe nosso blog e não perca mais conteúdos como este, e converse com um consultor se quiser entender ainda melhor as possibilidades de implementar maquetes eletrônicas no seu escritório.

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza