Quanto custa uma maquete eletrônica


Se você faz parte do segmento de arquitetura, design de interiores ou construção civil ou então é empresário em algum negócio neste ramo, você com certeza já ouviu falar sobre maquete eletrônica. Este recurso trata-se de um projeto imobiliário tridimensional, desenvolvido em softwares especializados que tem como objetivo simular ambientes reais, internos ou externos, de um empreendimento imobiliário. Em função de todas essas características, os profissionais que buscam por este recurso acabam sendo barrados por uma crença limitante relacionada ao valor: “quanta custa uma maquete eletrônica?” e “quais as vantagens de contratar este serviço” são algumas das dúvidas mais frequentes que identificamos.

Para ajudar você a superar esses questionamentos e obter os melhores resultados para os seus projetos, neste post explicamos como funciona a composição de um orçamento para o serviço de maquete eletrônica e o te damos algumas dicas do que você deve levar em consideração ao fazer suas pesquisas de valor. Vamos lá?


Quais as vantagens de uma maquete eletrônica?


Antes de apresentar o que é levado em consideração pelas empresas na composição dos valores cobrados por maquetes eletrônicas, vamos conferir algumas vantagens que o seu escritório poderá ter ao implementar este recurso. Começando pela versatilidade deste produto, que poderá ser utilizado desde em uma aplicação de catálogo online de lançamentos imobiliários, passando pelo uso como peças de arte gráfica em estratégias de marketing digital como e-mail marketing e redes sociais, até apresentação das imagens do projeto em reuniões de negociação com o cliente. Além disso, a maquete eletrônica garante ao seu escritório muito mais praticidade na realização de visitas,economizando tempo dos vendedores e recursos investidos em seu deslocamento para os imóveis durante acompanhamento dos clientes em visitas.

Aqui, chegamos no ponto principal que torna a maquete eletrônica um produto tão visado pelo mercado da construção civil: seu custo-benefício. Muitas pessoas ainda acham o valor cobrado muito alto, mas elas esquecem que neste custo estão envolvidos uma série de processos e profissionais, e não percebem que muito mais oneroso é o processo tradicional de venda de imóveis, com investimento em showroom, realização de eventos de lançamento, visitas presenciais aos imóveis etc.


O que está envolvido em sua produção?


Como mencionamos anteriormente, muitos aspectos fazem parte da precificação de uma maquete eletrônica. O primeiro deles é a assinatura da licença do software especializado de modelagem 3D utilizado pelos profissionais para entregar o resultado final do projeto. Este software agrega um custo para ser adquirido e mantido pelas empresas, contando com suporte técnico e manutenção contínua das funcionalidades da solução. Isso já é um primeiro custo que costuma ser embutido no valor final cobrado do cliente.

O segundo ponto está relacionado aos profissionais envolvidos na produção de uma maquete eletrônica. Neste sentido, estamos falando da remuneração salarial dessas pessoas, multiplicando o valor de suas hora trabalhada pelo total de tempo dedicado ao projeto. Ao receber da construtora ou incorporadora o projeto que será desenvolvido em 3D, a empresa responsável pela elaboração da maquete eletrônica deverá fazer uma análise do material para identificar todas as ações que serão realizadas e qual o tempo previsto para isso, já incluindo aí as horas trabalhadas de cada um dos profissionais envolvidos.

Um terceiro item que é comumente utilizado na precificação do serviço de maquete eletrônica é a definição da margem de lucro da empresa em cima de cada projeto, considerando seus gastos fixos e de manutenção do espaço e a necessidade de que a receita da empresa supere os gastos. Aluguel da sala, condomínio, água, luz e internet são os gastos mais básicos de uma empresa que mantém sua operação em uma sede. Assim, o que essas organizações normalmente fazem é reunir os dados referentes a gastos em uma planilha para ter um acompanhamento mais próximo e, a partir disso, identificar qual um valor adequado de margem de lucro sobre a maquete eletrônica para que essa conta possa ficar positiva.


Qual a entrega final?


Com tantos processos e pessoas envolvidas nesta produção, como é apresentada afinal a maquete eletrônica? O que o cliente que opta por fechar contrato irá receber? O resultado é parecido com esta imagem que você vê aqui, e com as outras que já utilizamos para ilustrar este material para você anteriormente.


É quase como se você estivesse visualizando uma fotografia, com a diferença que este material pode ser feito sem o empreendimento imobiliário estar sequer com a sua construção finalizada, já adiantando as possibilidades de oferecê-lo em visitas, eventos, feiras e outras ocasiões que proporcionam contato de construtoras e incorporadoras com o público potencial comprador.



Outra vantagem do resultado final da maquete eletrônica muito utilizado como argumento de venda é o alto nível de realismo e detalhamento. Para montar a decoração de um imóvel, o valor investido costuma ser alto. Já na maquete eletrônica, pelo valor fixo pago pelo produto, ela fica disponível de forma digital, para ver onde e quando quiser, e ainda com a possibilidade de alterar qualquer coisa a qualquer momento no projeto, como cores, desenhos de móveis etc.


O que avaliar na precificação?


Agora que você já viu um pouco sobre como funciona a precificação de maquetes eletrônicas, anote aí o que você pode fazer para garantir que está contratando o melhor fornecedor:

Pesquise e se informe sobre referências da empresa, com pessoas que conhecem o serviço, ou atuais clientes, por exemplo, para obter indicações;

Realize uma pesquisa de mercado, para entender quanto as empresas estão cobrando pelo serviço, e avalie a qualidade dessas entregas;

Considere todos os custos atrelados à não-contratação do serviço de maquete eletrônica e faça uma avaliação ponderada sobre esse custo-benefício.


Essas foram algumas dicas relacionadas ao custo de uma maquete eletrônica. Se você quiser saber mais e realmente verificar qual seria o valor do seu projeto, entre em contato com nossos consultores ou solicite um orçamento na nossa página. Acompanhe também o nosso blog para ver mais conteúdos como este!

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza