Redes sociais para profissionais da construção civil

Atualizado: 8 de Out de 2019

Segundo dados do relatório Digital in 2018, produzido e divulgado pelo site We Are Social, o número de novos usuários brasileiros de redes sociais registrou um aumento de 7% em relação a 2017, atingindo 8 milhões de novos perfis criados. Entre as redes mais populares no país estão o Facebook, que lidera a preferência da população, com mais de 2,2 bilhões de usuários no mundo e 129 milhões no Brasil, seguido pelo Whatsapp, YouTube e Instagram. Mas as pessoas que utilizam esses canais não estão por lá somente para lazer. Elas querem acompanhar as marcas das quais gostam, conhecer as novidades do mercado e ficar por dentro do que há de mais inovador no Brasil e no mundo. Por isso é essencial que você, enquanto profissional da área, esteja antenado às novidades e presente nas redes sociais.

Mas são tantas opções, como escolher em qual estar? Para saber isso, será necessário realizar um estudo de público-alvo, com definição de persona e entendimento claro de quem você deseja atingir. Quais perfis de pessoas são o seu público de clientes desejados? Com quem você quer se comunicar? Ao entender quem são essas pessoas e em que meios elas estão se informando, aí sim você irá definir o seu plano e estratégia de investimento. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como ter sucesso nas redes sociais.



Produção de conteúdo


A primeira coisa importante de ser entendida antes de iniciar qualquer estratégia em redes sociais é que será preciso implementar uma rotina de produção de conteúdo para você ou seu escritório. A base de qualquer planejamento de marketing digital envolve pensar em temas relevantes para o seu público, a partir das principais dores e objetivos identificados durante as pesquisas de público-alvo, e oferecer esse material pelos canais digitais que forem definidos. Se você não tiver experiência em marketing e produção de conteúdo para redes sociais, nós recomendamos que você contrate um profissional especializado nesta área, ou então que faça cursos de qualificação, pois o conteúdo é o coração da estratégia e deve ser tratado com seriedade e compromisso.

De forma geral, estratégias de marketing digital e de conteúdo seguem a lógica do funil de vendas, marcando presença em todas as etapas da jornada de compra do cliente. Em um funil tradicional, a primeira etapa é a de atração, onde o potencial cliente está passando descobrindo que possui uma dor; a segunda é a conversão, que ocorre quando ele encontra um material que parece útil neste momento e deixa dados de contato em troca do download oferecido, tornando-se um lead; a terceira é o relacionamento, que é quando a marca inicia o processo de nutrição dos leads gerados por meio de conteúdos relevantes, que levem ao seu produto ou serviço como solução; a quarta consiste na venda, quando, após um período de educação de mercado, a sua empresa fecha um projeto; e a quinta, a retenção, em que cabe à marca manter o cliente interessado, de forma que continue utilizando ou possa voltar a contratar o seu serviço.

Se você está começando nesse universo do conteúdo, uma forma de ter ideias é acessando algumas ferramentas online que disponibilizam informações sobre os principais termos e questionamentos buscados no Google, como a Answer The Public. Por meio desta ferramenta, você digita, por exemplo, “arquitetura”, e aparecem centenas de resultados relacionados ao termo. Desde perguntas que estão sendo feitas pelos usuários no Google (imagem 1), passando por exemplos de busca da palavra acompanhada de preposições (imagem 2), até comparações entre o termo digitado e outros relacionados a ele que são pesquisadas pelos usuários (imagem 3). Ao final, você pode fazer o download dos resultados da pesquisa e guardar este arquivo em formato .csv. Confira abaixo os resultados de uma busca pelo termo e veja quantas ideias de conteúdo você pode extrair delas! Esta é uma dica de ouro para a sua estratégia de redes sociais, aproveite!


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(Imagem 1: Perguntas sobre “arquitetura”)


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(Imagem 2: Preposições ligadas a “arquitetura”)


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(Imagem 3: Comparações relacionadas ao termo “arquitetura”)


As principais redes sociais para profissionais da construção civil


Leo Maciel é um arquiteto especializado em marketing digital e deu algumas dicas em seu blog Arquitetura Up muito interessantes sobre as principais redes sociais gerais que arquitetos podem utilizar, sempre levando em consideração as características do seu público. Para começar, é essencial manter um blog ativo, com alimentação sistemática e criação de conteúdos que entreguem valor ao potencial cliente. A partir disso, Leo recomenda para arquitetos a criação de perfis profissionais no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Snapchat. Segundo sua análise, nesses ambientes digitais é possível divulgar seus conteúdos e ainda mostrar seu trabalho, como um grande e interativo portfólio. Produzir formatos diversos de conteúdos, como textos, imagens e vídeos é uma ótima maneira de estar presente em cada uma dessas redes.

Outra dica que temos é o Pinterest, uma rede social que já possui mais de 100 milhões de usuários no mundo e está em poderosa ascensão no Brasil, registrando mais de 86 milhões de visitas ao site no país, segundo a Similar Web. A própria rede social se identifica como um mural de referências, fonte de inspirações, descobertas visuais e planejamento. Diferente do Facebook e Instagram, no Pinterest os usuários não precisam seguir o seu perfil para receber o seu conteúdo. A rede social engloba o algoritmo de buscas do Google, de forma que se você tiver uma imagem de decoração de banheiro bem ranqueada no Pinterest e alguém pesquisar por isso, a sua imagem ou conteúdo poderá aparecer como resultado para essa busca, sem que a pessoa tenha procurado pelo seu escritório especificamente. E, como um dos principais temas de interesse no Pinterest é tendência em arquitetura e decoração, para um arquiteto ou escritório de arquitetura, ele pode ser uma excelente ferramenta.


Por fim, é importante citar a existência de redes sociais exclusivas para arquitetos e designers, que foram criadas para funcionarem como um centro de referências para estes profissionais. Os exemplos que trazemos aqui são da rede social Decora.me, cujo site é fechado para convidados, e Houzz. Para você que é arquiteto, entre, se informe e crie por lá o seu perfil para acompanhar todas as novidades.

Gostou das nossas dicas relacionadas a redes sociais para arquitetos? Então acompanhe o nosso blog e fique por dentro das principais novidades ligadas ao setor.



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