Saiba a importância do Urbanismo no nosso dia a dia

Existem algumas diferentes maneiras de nos referirmos ao urbanismo enquanto área de conhecimento. A título de definição do dicionário, urbanismo é “o conjunto das questões relativas à arte de edificar uma cidade”. Se nos aventurarmos a tentar entender este universo com um pouco mais de atenção, percebermos que esta definição pode estar um pouco simplória.


Isso porque urbanismo está na essência de tudo o que se faz enquanto humanidade, da forma como se vive, como as relações se constroem e como tudo segue o seu fluxo nos ambientes construídos.


O profissional ligado à área do urbanismo tem como atribuições estudar e aplicar, de forma multidisciplinar, tudo que tenha relação com regulação, controle e planejamento de cidades. Ou seja, as relações entre o espaço e a sociedade que o habita.


No dia 08/11 foi celebrado o Dia do Urbanismo, e em homenagem a esta parte tão fundamental da arquitetura e da construção civil, preparamos este material explicando um pouco mais sobre a profissão. Acompanhe!


Como entender o urbanismo


Pelo modo como expressamos anteriormente, pode parecer que urbanismo é algo abstrato e etéreo que vai buscar na sociedade e em suas relações o embasamento para a sua prática. Isso não deixa de ser uma parte da profissão, uma vez que as edificações e construções urbanas só existem para que pessoas vivam, trabalhem ou circulem por elas com alguma finalidade.


Entender estas finalidades, as necessidades por trás, os problemas de desafios e as diferentes maneiras com que as pessoas se relacionam com estes ambientes é fundamental para construir cidades planejadas, sustentáveis e pensadas para impulsionar o desenvolvimento da sociedade.


Uma forma interessante de entender ainda melhor este conceito é quando passamos a compreender as cidades como organismos vivos e em constante evolução. Assim, ao longo deste caminho, o seu humano com seu conhecimento é capaz de contribuir para que o crescimento natural da evolução de um organismo vivo seja ordenado e atenda às necessidades eminentes dos ambientes nos quais coexistem. Isto é o urbanismo.


Qual a importância do urbanismo na sociedade


Ao investir no crescimento planejado das cidades, o urbanismo tem como meta organizar as regiões, bairros ou cidades para que sejam aplicadas na prática todas as condições ideais de vida aos habitantes destes espaços.


Neste sentido, um dos principais aspectos de maior importância atribuídos ao urbanismo está o diálogo e a troca direta com o plano diretor das cidades e, portanto, com os órgãos de gestão que tomam conta deste projeto.


Levar em consideração aspectos socioeconômicos dos espaços a serem projetados é o primeiro passo em direção ao desenvolvimento de cidades mais inclusivas, justas e direcionadas ao bem-estar da população.


Além das edificações com finalidades residenciais ou comerciais cabe ao urbanismo também pensar em condições de deslocamento entre os ambientes, atendendo às necessidades das pessoas que ali habitam.


Um complexo de prédios residenciais ou comerciais precisa estar abastecido com transporte público para oferecer as mínimas condições e qualidade de vida a quem está neste espaço.


Já se o público de um determinado empreendimento, em sua maioria, tem carro próprio, é importante investir em acessos fáceis e seguros; se são famílias com crianças, pensar na infraestrutura do bairro considerando a presença de escolas e unidades de saúde para atendimento também é fundamental.


Pode parecer que é só um prédio, ou que é só um mercado, ou até mesmo que é só uma faixa de pedestre. Porém, tudo isso está conectado através da atuação do urbanismo e dos profissionais que diariamente dedicam sua vida a tornar os ambientes mais agradáveis.


Como o urbanismo impacta o nosso dia a dia


Alguns elementos já foram levantados anteriormente no que diz respeito ao impacto do urbanismo na rotina da população. São eles:


  • Infraestrutura da cidade e dos bairros

  • Transporte público

  • Educação

  • Saúde


Além destes, aspectos como sustentabilidade, inovação e novas tecnologias pensadas para otimizar a vida urbana também fazem parte dos projetos de urbanismo. Com o aumento cada vez mais expressivo da população mundial, é fundamental contar com a presença dos profissionais de urbanismo para que possa projetar este crescimento de forma ordenada e visando a qualidade de vida da população.


Em nome de todos os profissionais de arquitetura e urbanismo, celebramos este mês por esta profissão tão importante e bonita. Você já conhecia bastante sobre urbanismo ou ficou sabendo de alguma novidade por aqui? Para mais conteúdos sobre o mundo da arquitetura e da construção civil, continue acompanhando nosso blog!


0 comentário

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza