Tendências 2020: 5 tecnologias que serão mais usadas na construção civil

O setor da construção civil é um dos melhores indicadores de como vai a economia de um país, especialmente no Brasil nós utilizamos muito essa mensuração. E para 2020 temos boas perspectivas: após mais de 20 trimestres — 5 anos — consecutivos de queda no PIB, o setor registrou alta. Foram 2% de crescimento no segundo trimestre de 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Instituto, o crescimento do crédito para suprir a demanda por habitação e o reaquecimento das obras são fatores que influenciaram este resultado, e fizeram com que a geração de emprego no setor também tenham crescido no mesmo período analisado.

Essa época de fim de ano tem um efeito parecido para muita gente: refletir sobre o que já está sendo feito e pensar no futuro, seja da sua vida ou do seu negócio. Para isso, e pensando em acompanhar o crescimento deste segmento da economia, seu escritório precisa estar por dentro das principais tendências que se apresentam para 2020. Um dos pontos que se mostra como uma tendência é o desenvolvimento de novos materiais como drywalls (material leve, que ocupa menos espaço, oferece conforto termoacústico e diminui o tempo de duração da obra), vidros inteligentes (que permitem maior absorção da luz e do calor, reduzindo os gastos com iluminação e climatização artificial) e concreto reciclado.

Essas tendências vão muito na linha de algo que também se mostra já bastante presente no dia a dia dos escritórios e virá ainda com mais força em 2020, que é a questão da sustentabilidade. Desde tintas e tijolos ecológicos, até a busca pela eficiência energética com o uso de fontes renováveis (energia solar e reaproveitamento da água, por exemplo). Tudo isso tem como objetivo pensar e planejar ambientes cada vez mais amigáveis ambientalmente.

Aliado a estes fatores que fizeram com que a construção civil pudesse se recuperar este ano do período de estagnação causado pela crises econômicas no país, a implementação de tecnologias no setor também se mostra como uma forma de reaquecer o mercado. Confira neste post 5 tendências do que mais será utilizado, em termos de tecnologias, no mercado da construção civil em 2020.


Pré-fabricados


Pensando em aumento de produtividade e redução de custos, os empreendimentos pré-fabricados são construções montadas a partir de módulos produzidos fora do canteiro de obras. Essas construções podem ser utilizadas tanto para finalidade comercial, residencial ou de hotelaria, sem restrições. Lajes, pilares, paredes e vigas podem ser pré-fabricados em ambientes controlados, aumentando a qualidade, reduzindo desperdícios e custos e acelerando a conclusão da obra. Tecnologias que vêm como tendência neste sentido para 2020 é a robótica e a automação, com o uso de robôs e processos automatizados dentro dos processos de produção dos pré-fabricados.


Inteligência Artificial e IoT


Pode parecer que este tipo de tecnologia, a inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT), está muito longe do setor da construção civil brasileiro, e que essas coisas só acontecem nos filmes de ficção. Mas esta já é a realidade em diversos lugares, que implementam este tipo de recurso para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Algumas funcionalidades viabilizadas com essas tecnologias são, por exemplo, recursos de automação residencial, em que funções como a manutenção das luzes, e elevadores, e o controle da iluminação, climatização e sonorização de ambientes podem ser feitos de forma automatizada e inteligente, com base no aprendizado de máquina (machine learning) que programa ações a partir de comandos. Este tipo de recurso ajuda a reduzir falhas e custos, tornando todo processo mais otimizado, e é uma tendência forte para 2020 na construção civil.


Realidade Aumentada


Dentro do setor da construção civil, países como Estados Unidos e China já adotam em seu dia a dia tecnologias como a modelagem 3D, auxiliando na redução do desperdício de materiais, custos e tempo de conclusão da obra. Esse tipo de tecnologia permite que se aplique a realidade aumentada, que consiste na visualização de ambientes ou objetos virtuais a partir de cenas reais. No setor da construção civil isso pode trazer vantagens como a capacidade de identificar eventuais problemas em um projeto antes de a obra começar, ou então fazer testes inserindo itens de decoração ou móveis em um ambiente para ver como fica. A tendência da realidade aumentada vem com mais força em 2020 pois o acesso a ela será democratizado e tornado cada vez mais popularizado. Alguns exemplos de produtos que podem ser desenvolvidos com técnicas de realidade aumentada, por meio de softwares especializados, são maquetes eletrônicas, passeios virtuais, tours 360 e plantas humanizadas, tornando o processo como um todo muito mais eficiente para os envolvidos.


Escaneamento 3D


Seguindo na linha da realidade aumentada, o escaneamento 3D é uma tendência para 2020 ao possibilitar o levantamento métrico e o estudo de viabilidade da obra antes de dar início a ela, ou até mesmo detectar possíveis problemas em uma estrutura já construída que não poderiam ser visualizadas sem essa tecnologia, fazendo um diagnóstico preciso das condições da obra. A tendência de retrofit, que se refere à restauração e modernização de obras antigas, impulsionou o surgimento de tecnologias de escaneamento 3D pelo mundo e, cada vez mais, também no Brasil. Este processo se dá de forma semelhante ao que seria uma tomografia do corpo humano, com um laser que captura as coordenadas dos objetos do ambiente as converte em dados inteligentes e digitalizados que podem ser integrados a softwares de modelagem 3D para construção e testes de correção das condições encontradas. Desta forma, as principais vantagens desta tecnologia, que é uma tendência para 2020, são o monitoramento de todas as etapas de uma obra, e a identificação de falhas em superfícies ou desníveis entre estruturas.


Gestão de obras


Por último, queremos apresentar tendências tecnológicas para facilitar e otimizar um processo complexo no setor da construção civil que é a gestão de obras. Neste sentido, uma das principais tecnologias que se mostra essencial para o trabalho dos profissionais deste setor é o compartilhamento de dados de projetos em tempo real entre toda a equipe por meio da nuvem. Por ser um setor mais tradicional e resistente a mudanças, a construção civil agora é que está começando a implementar este tipo de tecnologia em seu dia a dia. Com a colaboração em nuvem processos como o ciclo de trabalho dos profissionais e dos equipamentos seja monitorado e atualizado, o rastreamento de materiais seja feito ajudando no controle do estoque, entre outras atividades desta rotina que podem ser agilizadas e otimizadas.


E você, já está se preparando para 2020? Aproveite o fim do ano e faça um balanço do seu 2019, analise o que deu certo, o que pode ser melhorado e que caminhos pode ser utilizados para isso. Se tiver dúvidas, nossos consultores especializados em inovação para a construção civil podem te ajudar, entre em contato e agende um horário. Feliz 2020 e aproveite esse tempo também para estudar e se atualizar, não deixe de seguir nosso blog!

Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza