Top 5 livros sobre paisagismo que você não pode deixar de ler!

O campo de atuação da arquitetura é muito amplo, com diferentes possibilidades de caminhos a serem seguidos. Ao se formar arquiteto, é comum que os profissionais iniciantes sejam confrontados com todas as possibilidades e fiquem confusos ou até estagnados com dificuldade de tomar uma decisão mais definitiva sobre uma possível especialização na carreira.


Uma dessas possíveis carreiras é o paisagismo, que busca projetar ambientes em consonância com os interesses e características ambientais, sociais e econômicas presentes naquela localidade.


Para atender a estes requisitos o projeto de paisagismo é composto pelas mesmas etapas de todo e qualquer projeto de arquitetura, prevendo a compreensão das necessidades do cliente com aquele ambiente e de todas as possibilidades e recursos disponíveis para a obra em questão.


Se você atua nesta área ou está começando a se interessar por saber mais sobre paisagismo, continue lendo este post e confira 5 dicas de livros que você não pode deixar de ler para se tornar um profissional ainda mais completo da área!


#1 Criando paisagens


Esta obra assinada por Benedito Abbud é um dos mais clássicos livros sobre paisagismo já produzidos no Brasil. O livro Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística consiste em um manual com exemplos práticos para profissionais que desejam atuar neste campo da arquitetura.


O livro destaca uma das diversas possibilidades dentro do paisagismo que é a combinação de aromas e texturas na criação de novos projetos. São apresentados pelo autor exemplos práticos de como aplicar essas técnicas, além de dicas sobre como integrar cor, sons e texturas de forma inclusiva para possibilitar a transformação de cenários em ambientes agradáveis e que atendam às necessidades apresentadas pelos clientes.


#2 Guia dos jardins


O livro Guia dos jardins de Roberto Burle Marx com participação de vários outros autores que atuavam no Instituto Moreira Salles na época do lançamento, é mais um para entrar na sua lista de livros imperdíveis sobre paisagismo. Projetado para trazer dicas sobre botânica a profissionais de arquitetura que atuam com paisagismo, Burle Marx se inspirou na análise dos jardins de sua própria residência localizada na Gávea, Rio de Janeiro.


#3 Roberto Burle Marx: Arte e Paisagem


Assim como Alex Hanazaki é uma referência em paisagismo na arquitetura moderna, Roberto Burle Marx se consolidou há décadas atrás sendo pioneiro e trazendo muitas referências para profissionais e estudantes no Brasil e no mundo nesta área. Por isso, dedicamos aqui mais uma indicação a uma obra em homenagem ao seu trabalho.


O livro Roberto Burle Marx: Arte e Paisagem foi organizado por José Tabacow e busca reunir em um só lugar os principais projetos de paisagismo do arquiteto, assim como abordar os conceitos, pesquisas e análises ecológicas por trás desses projetos. É uma leitura obrigatória para profissionais de arquitetura, independente da escolha por seguir com paisagismo como carreira, os ensinamentos são garantidos!


#4 Paisagismo Brasileiro na Virada do Século


Para o atingimento de uma compreensão histórica mais ampla acerca das transformações no cenário do paisagismo, o livro Paisagismo Brasileiro na Virada do Século, de Silvio Soares Macedo, é uma excelente referência. A obra engloba um período de tempo que vai do final dos anos 1900 à entrada do século XXI, elencando os principais elementos que mais influenciaram o paisagismo em cada um destes períodos.


Desde ações públicas, passando pelas mudanças de necessidades até os condomínios e decoração de ambientes residenciais com o uso de projetos de paisagismo em uma visão pós-moderna. Apesar de ir até os anos 2000, a obra traz pontos e debates atuais e é muito pertinente de ser lida para conhecimento.


#5 Desenho Urbano: Fundamentos de Paisagismo


Para finalizar nossa lista de hoje, deixamos por aqui uma indicação internacional dos autores Ed Wall e Tim Waterman. A obra Desenho Urbano: Fundamentos de Paisagismo consiste em um manual sobre arquitetura e o contexto das cidades, trazendo elementos debatidos e abordados no paisagismo como a conexão dos espaços com a natureza e as pessoas, e culminando em um amplo debate sobre a adequação do paisagismo aos perímetros urbanos e à construção de edifícios.


O livro é altamente recomendado para quem está pensando em projetos de paisagismo para ambientes majoritariamente urbanos e deseja aprender mais técnicas e possibilidades de implementá-lo.


E aí, você já tinha lido algum desses livros que comentamos? Se não, se interessou por saber mais sobre esse tema tão poético e inspirador que é o paisagismo? Deixe suas percepções nos comentários e continue acompanhando o blog da SME para ficar por dentro de mais conteúdos como este!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza