Tudo sobre eventos de lançamento no setor imobiliário

Atualizado: 24 de Out de 2019

O lançamento de um empreendimento imobiliário é uma importante etapa para o setor de construção civil. É neste momento que se dá a apresentação daquele imóvel para o grande público. Lançamentos e estreias são sempre cercados por uma certa curiosidade, por estarem trazendo novidades, inovações e diferenciais. No caso de empreendimentos imobiliários, especialmente, esses sentidos são muito aguçados na busca por um imóvel que possa suprir determinadas necessidades do público de interesse.

Uma forma de potencializar esse lançamento e que funciona como uma excelente estratégia de marketing e divulgação por chamar a atenção de diversos públicos com interesse potencial no seu empreendimento é a realização de eventos. Nestes momentos, você pode pensar em oferecer um coquetel para um público seleto de corretores e investidores, por exemplo, e promover uma apresentação das principais características técnicas que diferenciam e valorizam aquele imóvel no mercado. Conte sempre com a sua equipe comercial para fornecer todas as informações que os convidados possam precisar.

Outra opção é montar um evento um pouco maior para potenciais compradores e pessoas interessadas no imóvel, onde ocorram apresentações sobre os apartamentos, os ambientes externos, o conforto e a segurança, aumentando ainda mais o interesse. Nos dois casos, você pode contar com influenciadores e com a imprensa, para pulverizar ainda mais esta divulgação e atrair públicos específicos conforme suas audiências.

Nós separamos 4 importantes dicas do que não pode faltar no seu planejamento para promover o melhor evento para o lançamento do seu empreendimento imobiliário. Acompanhe este artigo e saiba mais!


1. Ambiente e estrutura do evento


Um ponto essencial na organização de eventos de lançamento de empreendimentos imobiliários é a escolha do local de realização. Pense em um ambiente que converse com a proposta do empreendimento que está sendo lançado. Se for um condomínio residencial de luxo, por exemplo, pense em um ambiente espaçoso e elegante para o evento. Uma boa prática neste ramo é promover o coquetel de lançamento no próprio endereço do empreendimento em questão, para que o público possa ter uma primeira noção de como está o andamento das obras e da dimensão do imóvel. No entanto, se isso não for possível, procure espaços como centros de convenções ou salões sociais para eventos, sempre verificando a capacidade de público de modo a comportar todos os convidados previstos.

Ao escolher o local, garanta uma boa rede de internet para que os convidados possam ajudar a promover ainda mais o seu evento por meio de publicações nas redes sociais, possam registrar fotos e tenham acesso à pesquisa de informações para complementar a experiência. Pense na acessibilidade do evento, se há rampas e elevadores, se há cadeiras ou sofás para que todos possam se sentir confortáveis e se os banheiros estão limpos. São exemplos de pequenos detalhes que por vezes podemos esquecer, mas que fazem toda a diferença para um evento de sucesso.

Seguindo nosso exemplo anterior, se você estiver lançando um condomínio residencial de luxo, os convidados terão grande potencial de serem pessoas da alta sociedade, com bom poder aquisitivo e com costumes e hábitos exigentes. Portanto, pense em uma decoração limpa, com toques de refinamento e que acima de tudo ofereça conforto e a sensação de receptividade.

Algumas dicas são colocar pufes, sofás e cadeiras espalhados pelo ambiente, de forma organizada; algumas mesas e bancadas para uso de notebooks ou consumo dos alimentos e bebidas servidos no coquetel; e tecidos com luzes dando efeitos estéticos agradáveis. Conte com um profissional de arquitetura ou design de interiores para decorar o seu ambiente de modo que já entregue uma prévia do que será o empreendimento lançado.


2. Buffet e coquetel


Todo evento de lançamento imobiliário deve oferecer uma boa experiência gastronômica aos convidados. A forma mais comum de concretizar isso é com a contratação de buffet e coquetel, incluindo serviço de garçons. O público que demonstra interesse no condomínio residencial de luxo, que estamos trazendo como exemplo neste artigo, está acostumado a usufruir de atendimentos qualificados, por isso a importância de conhecer o público do seu evento e pensar na organização em todos os aspectos.

Aqui vão algumas dicas de como você pode organizar a parte de alimentação do seu evento. Disponibilize uma mesa onde os convidados podem se servir de entradas, queijos, canapés, e alguns doces mais sofisticados. Quanto ao serviço de bebidas, contrate um número de garçons que consiga atender o público previsto e organize a cozinha de modo que eles possam passar na área do evento servindo os convidados. Mantenha a mesa do buffet sempre abastecida e lembre-se de cuidar com a limpeza do local.


3. Materiais publicitários


A grande estrela do seu evento é o lançamento imobiliário em questão. Por isso, tenha extrema atenção em todos os detalhes que dizem respeito a ele. É essencial que a equipe comercial e diretoria da construtora ou incorporadora que está promovendo o lançamento esteja presente para conversar com os convidados e esclarecer dúvidas. Além disso, tenha materiais gráficos para distribuição durante as apresentações, e deixe-os disponíveis pelo espaço do evento para que os convidados possam se informar conforme sentirem a necessidade.

Outro ponto muito importante na apresentação de materiais publicitários é a criação de stands e dispositivos eletrônicos onde as pessoas possam navegar pelo imóvel. Uma forma de fazer isso é contar com um serviço especializado que possa produzir maquetes eletrônicas, passeios virtuais e até mesmo tours 360 para, em tablets localizados em pontos estratégicos do evento, disponibilizá-los para os convidados. Assim, as pessoas poderão ter uma visão prévia de como ficará o imóvel quando finalizado por seus próprios olhos, percorrendo cada cômodo e entendendo melhor o seu funcionamento e organização.


4. Comunicação


Por último, mas com certeza não menos importante, queremos trazer algumas dicas sobre o planejamento de comunicação que precisa ser executado para a realização de um evento de lançamento imobiliário. A parte de comunicação vai estar presente desde o início do planejamento do seu evento, irá ocorrer durante o evento em si, e terá continuidade após a sua realização. Tudo para garantir que o evento tenha o resultado desejado.

O que deve estar previsto neste planejamento: datas e responsáveis pelas entregas para o evento; materiais que serão produzidos e divulgados antes, durante e depois do evento; realização de convites oficiais à imprensa e influenciadores; dinâmica de funcionamento do evento (se haverá algum sorteio para engajar mais os participantes, qual a ordem das falas institucionais, se haverá espaço para dúvidas do público etc.); quem ficará responsável pela organização do evento no dia e local; publicações em redes sociais.



A sua equipe de marketing e comunicação irá tomar a frente da organização desses detalhes, mas toda a empresa e os envolvidos no lançamento precisam contribuir. A realização de um evento pode ser o que a sua construtora ou incorporadora precisa para alavancar as vendas de um imóvel. Conte com equipes especializadas para cada um dos pontos que trouxemos acima e o seu evento com certeza será um sucesso.

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