Tudo sobre planta humanizada

Você está preparado para as atualizações da tecnologia no setor imobiliário?

Muitas informações e novidades chegam a todo momento, e para se manterem competitivas, é importante que as empresas estejam a par do que há não somente de mais novo, mas de mais condizente com o novo consumidor.

O que é planta humanizada


O conceito de planta humanizada tem relação com a forma como é apresentado o desenho inicial de um projeto arquitetônico. Neste caso, o desenho é apresentado não somente com formas geométricas, linhas e números indicando as dimensões, mas com ilustrações dos móveis, decorações e ambientes internos do imóvel vistas de cima, dando completa noção ao cliente de como aquele espaço poderá ser aproveitado. A planta humanizada pode ser construída em uma apresentação bi ou tridimensional, ficando a critério de cada empresa em função de sua estrutura para desenvolvimento do projeto e do resultado que deseja entregar nesta etapa.

Este recurso agrega muito valor aos processos de venda da construção civil moderna, uma vez que traz mais credibilidade, profissionalismo e mostra um certo zelo dos escritórios para com os clientes. Ao se deparar com um desenho técnico padrão, o que conhecemos como planta térrea, o público geral, que não está acostumado a lidar e interpretar desenhos técnicos, pode se sentir muito afastado daquele conteúdo por não entender exatamente o potencial do projeto, e talvez isso possa se tornar até mesmo uma objeção na hora da venda.

A visualização superior do material final, produzido por profissionais de arquitetura ou design de interiores, corresponde ao que poderíamos ver caso retirássemos o telhado e o teto de nossas casas e as olhássemos lá de cima. Neste exemplo, seria possível enxergar os móveis em sua disposição pela casa, os pisos — percebendo materiais e cores —, os armários, itens de decoração, portas e janelas, enfim, tudo. Ao olhar uma casa de cima, então, você tem a mesma visão que os profissionais buscam ao criar uma planta humanizada, acrescentando-se ainda a isso a sinalização das dimensões dos cômodos, com todo o mobiliário em escala proporcional, para transmitir maior segurança e entendimento ao cliente.

Assim, resumindo, pode-se dizer que a planta humanizada é uma forma mais amigável e acolhedora de apresentar desenhos técnicos de projetos de arquitetura. São traços e números convertidos em ilustrações realistas com perspectivas de textura, volume, luz e sombra que auxiliam o comprador daquele imóvel em seu processo de percepção, compreensão e, possivelmente, decisão de compra por aquele determinado empreendimento.


Por que investir em plantas humanizadas


Como mencionamos anteriormente neste artigo, a planta humanizada pode ser considerada como um ótimo argumento de venda de um projeto pelo seu escritório. Um imóvel pode ser o mais interessante do mercado em termos de custo ou prazos de entrega, mas se a empresa responsável pela sua venda não consegue colocar o cliente dentro do imóvel e fazer com que ele se sinta naquele local, tendo completa noção das possibilidades de ocupação daquele espaço e conseguindo perceber se atenda às suas necessidades, a venda pode ser perdida.

Um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa é a decisão pela compra de um imóvel. São muitos sentimentos envolvidos, a ansiedade e a angústia de ficar pensando se aquela é a melhor escolha já são muito grandes pela responsabilidade que trazem, então não precisamos tornar este momento ainda mais estressante. Imagine que seu cliente está interessado em comprar um imóvel na planta, porém ele já possui alguns móveis como cama de casal, televisão, mesa de jantar e sofá. Essa pessoa irá precisar ser convencida de que todos esses móveis que ela já tem e deseja levar consigo para o novo lar irão caber e funcionar harmonicamente dentro do ambiente.

Assim, essa é uma das principais funções da planta humanizada: permitir a um público pouco acostumado com desenhos técnicos que visualize todo o projeto do imóvel que está comprando de forma agradável aos olhos e de fácil compreensão.



Outra vantagem que podemos citar, afinal, estamos falando de empresas, é o destaque em relação à concorrência. Já falamos da planta humanizada como argumento de venda, mas você parou para pensar que muito antes de um cliente chegar até você ele faz buscas e pesquisas incessantes até encontrar a empresa que acha mais adequada? Bom, é nesse momento anterior que o seu escritório precisa se diferenciar e apresentar tudo o que tem de mais atualizado do mercado. Para isso, aproveite as plantas humanizadas já produzidas em materiais gráficos, em catálogos, em uma seção de portfólio de serviços do seu site e em diversas outras situações possíveis dentro de uma estratégia de marketing imobiliário. Redes sociais são grandes chamarizes de clientes hoje em dia, então apresentar uma boa imagem, que chame a atenção, pode posicionar você muito à frente dos concorrentes e levar muito mais clientes para o seu escritório.




Quais as etapas de produção da planta humanizada


Pode parecer muito simples de se fazer, mas a planta humanizada exige a atuação de profissionais especializados em modelagem 3D e no uso de softwares específicos para esta produção. O primeiro passo é o fornecimento pelo cliente do projeto arquitetônico com toda as dimensões e especificações de materiais. É com base nesse projeto, respeitando sempre as medidas pré-definidas, que a planta humanizada será construída.

A partir daí, são alinhados prazos e valores com o cliente para a criação e desenvolvimento do projeto, considerando o número de horas de dedicação necessárias de cada profissional envolvido, e um cronograma é compartilhado com o cliente incluindo os momentos de validação e aprovação para que seja dado continuidade ao projeto. Outro ponto importante que entra na composição do valor de uma planta humanizada é o número total de integrantes da equipe que será alocada para desenvolvê-lo, os recursos que serão necessários, as horas de reuniões internas e com o cliente e toda a parte criativa e de propriedade intelectual dos profissionais do escritório.

A parte prática fica muito mais concentrada nas mãos das empresas contratadas para a execução do serviço e compreende uma série de etapas de planejamento, criação, análises, testes, validação, revisão, refação etc. Normalmente, graças a mais um dos avanços da tecnologia para este setor, as reuniões e encontros com clientes podem ser todos feitos online, desde a contratação dos serviços e envio da documentação obrigatória, até as reuniões semanais ou quinzenais de alinhamento do projeto. Se você ficou interessado em saber ainda mais sobre plantas humanizadas e pensou em fazer uma avaliação para verificar as possibilidades de contratar o serviço para o seu escritório, entre em contato agora mesmo com nossos consultores e marque um horário para conversar.


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