Vantagens e importância da arquitetura modular

O conceito da construção ou arquitetura modular consiste na criação de empreendimentos imobiliários utilizando estruturas pré-fabricadas que são transportadas em caminhões e instaladas no local da obra. Esta é uma forma nova, porém em grande crescimento, de se praticar a filosofia de Lean Construction, evitando desperdícios, sendo mais eficiente, inovadora e sustentável.


Confira neste artigo o que é a arquitetura modular, quais suas principais vantagens e como vem sendo utilizada no Brasil.


O que é arquitetura modular


A ideia geral desta metodologia construtiva é a de praticidade e agilidade. Desta forma, em oposição aos métodos tradicionais da construção civil que envolvem canteiros de obras e empreendimentos de alvenaria, o processo modular dispensa todos esses elementos. Por meio dele, são construídas grandes peças de uma obra que posteriormente irão se encaixar para compor a estrutura final.


É quase como se fosse um Lego, onde são montadas dentro de fábricas as paredes, teto, chão, e todos eles são transportados para serem instalados no local da obra. Mas e que tipo de benefícios uma obra como esta pode trazer?


Vantagens e benefícios da arquitetura modular


Bom, os benefícios e vantagens são muitos! Vamos a eles.


Agilidade


O primeiro e mais relevante atualmente, ou seja, que traz o maior diferencial, é a agilidade de entrega da obra. Por se tratar de peças construídas, em linhas gerais, com uma composição básica de materiais, mas que também pode ser aplicado aço, madeira e concreto, o processo todo fica mais rápido. Não há necessidade de deslocamento até um canteiro de obras, todas as peças são produzidas no mesmo local, não se apresenta a obrigatoriedade de fazer a fundação e aguardar a evolução destes processos, entre outros.


Assim, hoje se entende que, apesar de o custo por metro de uma obra produzida com arquitetura modular ainda não ser inferior ao dos métodos tradicionais de construção, o custo-benefício ao final será mais vantajoso. Isso porque a obra estará pronta muito antes do tempo ofertado pelo modelo tradicional — ou seja, seu cliente irá pagar pela obra por menos tempo —, e o cliente também poderá usufruir mais cedo dos seus objetivos com aquela obra, seja residencial ou comercial.


Sustentabilidade


Por se tratar de uma obra que gera desperdícios de materiais diversas vezes inferiores aos da construção tradicional, a arquitetura modular traz também esta vantagem para a sua empresa: o ganho de sustentabilidade no processo.


Aqui vale ressaltar que sustentabilidade não se trata somente de recursos ambientais, mas da manutenção de uma operação dentro de alguns padrões de qualidade, segurança, respeito e saúde financeira. Assim, a redução no desperdício de materiais reflete diretamente em menores custos, o que também se enquadra no quesito de sustentabilidade.


Outro aspecto importante da sustentabilidade trazida pela arquitetura modular é ausência da necessidade de demolição de construções. Quando da necessidade de remoção daquela construção por qualquer motivo, basta desinstalar e transportá-la para outro lugar ou mesmo de volta para a fábrica para reaproveitamento das estruturas e materiais.


Redução de investimento


Do ponto de vista do que se investe em uma obra, o primeiro grande passo mais comum é a aquisição do terreno onde ela será construída. No caso da arquitetura modular, os empreendimentos podem ser instalados em terrenos alugados por determinado período, ou até sobre outros empreendimentos e negócios.


O objetivo com esta sinalização de benefício é deixar claro que, ao implementar processos modulares, o seu cliente terá muito mais liberdade e flexibilidade nas suas escolhas, além de ter custos altamente reduzidos em diversos aspectos.


Principais desafios de aderência no mercado


Apesar de todas as vantagens que apresentamos, ainda existem algumas barreiras de resistência à implementação de arquitetura modular por todos os setores. Este tipo de obra pode permear todo e qualquer segmento: desde escolas, hospitais, lojas, indústrias, e até residências.


Os maiores desafios, no entanto, estão na mentalidade do público que ainda não recebe com 100% de confiança este tipo de entrega. Alguns não se sentem seguros ao habitar ou trabalhar em um espaço que não seja construído com alvenaria; outros temem o investimento inicial, que parece ser muito maior devido à inovação e processos sofisticados presentes na fabricação destas peças, porém ao longo do tempo compensa muito mais do que os métodos tradicionais; e temem ainda a baixa verticalização das construções modulares.


O importante é compreender que a arquitetura modular está em constante crescimento e evolução de suas técnicas, de modo que estará cada vez mais presente no mercado, tornando-a mais comum aos olhos do público e, ao mesmo tempo, tendo seu valor reduzido conforme a demanda de produção aumentar.


Gostou dessa informações? Ficou interessado em saber mais sobre arquitetura modular e construções sustentáveis? Então entre em contato com nossos consultores e continue acompanhando o nosso blog!


Sua Maquete Eletrônica Ltda., CNPJ: 29.827.934/0001-83

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 1442 Itaim Bibi São Paulo-SP

contato@suamaqueteeletronica.com.br | Tel: (11) 3136-0841 | Whatsapp: (11) 9.8133-0841

Acesse aqui nossos Termos & Condições 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza